Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renegociação do Fies começa amanhã (07); saiba como solicitar

Estudantes inadimplentes até junho de 2023 poderão realizar a renegociação das dívidas do Fies a partir de terça-feira (07). Saiba mais!

Nesta segunda-feira (06), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o período de renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começará na terça (07). Os estudantes realizarão a movimentação nos bancos Caixa e Banco do Brasil.

Esta etapa para regularização da dívida abrange apenas os estudantes que estão em situação de inadimplência. Assim, o Governo Federal prevê que sejam mais de 1,2 milhão de clientes que poderão renegociar as dívidas. Os valores poderão chegar em até 99% do montante e 100% dos juros e multas.

Veja decisão de renegociação das dívidas do Fies do governo

Celular sobre caderno com o logo do Fies sendo exibida na tela, ao lado uma caneta azul.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A decisão aconteceu após reunião do ministro com o presidente Lula (PT). Estavam presentes também a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba e o presidente da Caixa, Carlos Vieira. A rapidez dos processos acontece após a sanção da nova renegociação das dívidas para os estudantes do Fies na última quarta (1º).

Veja também:

Enem 2023 será cancelado?

Assim, o Governo aguarda a publicação no Diário Oficial da União, para que, a partir da próxima terça-feira (07), o atendimento aos clientes e renegociação das dívidas do FIES possa começar. O refinanciamento da dívida acontecerá para contratos sem pagamento até o dia 30 de junho deste ano.

Veja como funcionará o refinanciamento

Os contratos que aconteceram até o fim de 2017 e que estejam há mais de 90 dias inadimplentes, terão 100% de desconto nos juros e mais 12% no valor da dívida, caso seja à vista. O prazo para pagamento também poderá ser em 150 parcelas, com 100% de desconto nos juros, mas sem diminuição do montante principal.

Para devedores inscritos no CadÚnico, ou que tenham recebido o Auxílio Emergencial até 2021, o desconto será de 99% em débitos sem pagamento em até 360 dias. No caso da não inscrição no programa, haverá 77% de desconto no valor do montante com quitação integral.

A Câmara dos Deputados ainda debate um projeto de Lei que prevê a renegociação de dívidas para o Fies para estudantes que estejam adimplentes. Dessa forma, em setembro o projeto teve aprovação da Comissão de Educação e, portanto, passará para a votação das comissões de Finanças e Tributação, Constituição e Justiça e Cidadania.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com