Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Revisão da Vida Toda aprovada pelo STF permite aumento de aposentadorias do INSS

Revisão da Vida Toda pode ser solicitada por alguns contribuintes do INSS. Confira todas as mudanças aprovadas pelo STF

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a Revisão da Vida Toda para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que permite um aumento no valor das aposentadorias com o uso de todos os salários para o cálculo. 

Contudo, vale ressaltar que a revisão é válida apenas para os contribuintes que se aposentaram entre novembro de 1999 e novembro de 2019. Os brasileiros que obtiveram o benefício após a Reforma da Previdência não são contemplados.

Revisão da Vida Toda 

A Revisão da Vida Toda permite que os aposentados usem todos os salários recebidos para realizar o cálculo do valor do benefício. Nesse sentido, em alguns casos, esse valor pode ser aumentado. Veja quais:

  • Bons salários antes de julho de 1994;
  • Baixos salários após 1994;
  • Poucos salários após 1994. 

Mesmo assim, é necessário fazer um cálculo para saber se de fato haverá aumento antes de realizar a revisão. Isso porque caso o contribuinte peça pela revisão e o valor final seja menor que o atual, a aposentadoria deve ser reduzida.

Solicitação da Revisão da Vida Toda 

A solicitação da Revisão da Vida Toda deve ser feita por meio da Justiça. Ou seja, os interessados devem entrar com uma ação para que o cálculo do valor da aposentadoria seja refeito. 

Decisão do STF sobre a Revisão 

A Revisão da Vida Toda passou por um longo processo no STF. Isso porque a votação já havia sido realizada em março deste ano, em plenário virtual. Porém, o ministro Nunes Marques pediu vista para que o debate pudesse ser realizado em discussão presencial. 

Na ocasião, o parecer já era favorável à aprovação da medida, mas precisou ser adiada. No último mês de novembro, houve mais um adiamento para a decisão. 

Membros do governo Bolsonaro eram contrários à aprovação e buscaram tentar reverter a proposta. Sem sucesso, a Revisão da Vida Toda foi aprovada pela Suprema Corte.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com