Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os riscos de investir em novas criptomoedas promissoras?

Com a popularização do bitcoin, muitos investidores passaram a virar seus olhos para as criptomoedas. Afinal, essa forma de investimento pode trazer uma rentabilidade muito acima da média. Porém, isso também significa que a volatilidade é grande, o que pode ocasionar grandes perdas. Em outras palavras: é um negócio arriscado.

Mas e quanto às novas criptomoedas promissoras que aparecem no mercado de tempos em tempos? Vale a pena investir? Para saber a resposta, confira a seguir!

Veja os riscos de investir em novas criptomoedas

Primeiramente, vale destacar que o mercado de criptoativos possui hoje cerca de 20 mil criptomoedas em circulação, fora todos os lançamentos esperados para o ano de 2023. E saber identificar quais desses lançamentos são promissores pode ser a diferença entre um bom e um mau investimento.

Portanto, como identificar em qual moeda valerá a pena investir? E quais são os riscos envolvidos? Em relação aos riscos, podemos citar a carência de análises de especialistas, uma vez que o criptoativo é muito recente e ainda não tem um histórico de rentabilidade.

Além disso, existe a questão da volatilidade, que é um problema de qualquer criptoativo, mas se torna mais acentuado no caso de criptomoedas mais novas. Por fim, a possibilidade de golpes e fraudes, uma vez que existem pessoas mal intencionadas na internet.

Por outro lado, as vantagens incluem diversificação da sua carteira de investimentos e a possibilidade da criação de uma renda passiva, se tudo der tudo.

Como evitar os riscos de investir em novas criptomoedas

Uma das principais dicas de investidores já experientes é estar sempre de olho nos principais canais de divulgação de criptomoedas. Ademais, também é preciso avaliar cada projeto de forma crítica, a fim de diferenciar ativos promissores de golpes ou moedas sem futuro algum.

Assim, é possível fazer o uso da internet para ficar por dentro dos principais lançamentos, além de acompanhar os sites das corretoras, os calendários específicos de moedas e até mesmo conversas e discussões em sites ou redes sociais.

Por fim, aplicativos de conversa, como WhatsApp, Telegram ou Reddit, podem ser úteis para encontrar novas criptomoedas. Isso porque existem canais ou grupos específicos para essa divulgação e que podem até mesmo contar com a participação de especialistas do mercado.

Mas lembre-se: por se tratar de um canal de informações “informal”, é necessário verificar os dados recebidos pela comunidade.

Imagem: Chinnapong/shutterstock.com