Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rotativo do cartão de crédito ou cheque especial: qual tem juros menores?

O ideal é pesquisar qual juros é menor de acordo com o cartão de crédito utilizado

Quase todo mundo, uma hora ou outra, passa por dificuldades financeiras. E nesses momentos, é preciso estar atento para não se endividar mais ainda, afinal, o que não está sobrando é dinheiro para desperdiçar pagando juros.

Mas enfim, qual é a melhor opção para essas horas: Rotativo do cartão de crédito ou cheque especial? Em qual dessas opções você perde menos dinheiro?

Antes de mais nada é importante conferir as taxas de juros de ambas modalidades. E houve mudanças importantes no último ano, que impactam diretamente na decisão e devem ser levadas em conta. Talvez o que você aprendeu no passado não valha mais a pena agora.

Rotativo do cartão de crédito ou cheque especial?

Então, vamos aos números. Primeiramente, é importante salientar que ambos tem taxas muito altas, e há outras modalidades de crédito mais em conta no mercado, sobre as quais vamos falar no fim do artigo. Mas, antes de tudo, vamos fazer a comparação entre rotativo do cartão de crédito e cheque especial.

No ano passado, tivemos uma importante redução de juros no cheque especial. A taxa do cheque especial era de 312,6% no início do ano, porém terminou em 302,5% em dezembro, uma redução de 10,2%.

Além disso, a regra criada pelo Banco Central no fim de novembro impôs o limite de 8% de juros ao mês no cheque especial.

Já o rotativo do cartão de crédito teve uma alta de juros no ano de 2019 de 33,5%, atingindo 318,9% ao ano, contra os 285,4% ao ano no final de 2018. Esse aumento fez com que a taxa de juros do rotativo seja atualmente uma das mais elevadas dentre as modalidades de crédito oferecida pelos bancos.

No que se refere ao pagamento mínimo da fatura, que entra na taxa da modalidade rotativo regular, no fim de 2019, a marca registrada foi de 287,1%, um aumento 19,1% quando comparado aos 268,0% ao ano no fim de 2018.

Já a taxa de juros do rotativo não regular, que é quando você não fez o pagamento mínimo da fatura, terminou 2019 em 339,6% ao ano, contra os 297,7% ao ano de 2018, um aumento de 41,9% em apenas um ano.

Já no caso de parcelamento no cartão de crédito com juros, houve um aumento de 17,1%. Em 2019, foi registrada uma taxa de juros de 176%, contra os 158,9% do ano anterior.

Qual é melhor, credito rotativo ou especial?

Embora você possa estar surpreso com o aumento da taxa de juros do rotativo, o cheque especial não é uma boa (ou melhor) opção. Apesar do cheque especial estar com juros menores do que o rotativo do cartão de crédito, nenhum dos dois vale a pena, pois você tem outras opções.

Uma delas é o PicPay, que você pode pagar boletos com seu cartão de crédito e até mesmo resgatar o saldo do seu limite no cartão para sua conta, com uma taxa de juros de 2,99% ao mês.

No cheque especial, os juros são de até 8% ao mês, enquanto parcelar a fatura no rotativo do cartão faz você pagar juros entre 2,99% e 9,99% ao mês, dependendo da quantidade de parcelas.

Entretanto, além do PicPay, existem alguns empréstimos nos quais você tem uma taxa de juros menor ainda, e podem resolver seu problema por ora. Mas, no caso de você poder escolher apenas entre o cheque especial e o rotativo, vá de cheque especial.

Imagem: BsWei / shutterstock