Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba AQUI como jamais cair em um golpe do Pix

Veja alguns tipos comuns de golpe do Pix, saiba como eles funcionam e não seja vítima desse tipo de esquema!

O Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central, tornou-se uma das formas mais populares de fazer pagamentos desde seu lançamento, em 2020. Isso, no entanto, não passou despercebido pelos golpistas, que passaram a usar o serviço para aplicar suas fraudes.

São diversas modalidades de golpes que se aproveitam da praticidade do método. O fato de o dinheiro cair na hora é vantagem para os bandidos, já que cancelar uma transação não é possível. Nesse sentido, para fazer com que as vítimas efetuem o pagamento, os estelionatários criam as mais diferentes histórias.

Tipos de golpes do Pix

Uma fraude muito comum é aquela na qual o bandido se passa por um amigo ou familiar precisando de ajuda urgente e pedindo para que você envie um determinado valor o mais depressa possível. A mensagem, muitas vezes, vem do real número do seu conhecido, atribuindo veracidade ao esquema.

Outro tipo de golpe é o chamado Pix Multiplicador, ou Urubu do Pix. Nesse, a pessoa afirma que, ao fazer um Pix de determinada quantia, você vai ter de volta o dinheiro multiplicado. Esse crime é bastante disseminado nas redes sociais e já enganou muita gente.

Ainda, há o golpe do Instagram, em que alguém anuncia que está vendendo produtos por preços muito abaixo da média e pede o pagamento em Pix. Essa é outra artimanha que parece verdade, porque os anúncios irrecusáveis vêm de pessoas conhecidas.

Veja como se proteger

Antes de mais nada, é preciso pontuar um fato importante: receber uma mensagem de um parente ou conhecido não quer dizer que aquele contato é seguro. Em muitos casos, as vítimas têm o WhatsApp clonado ou as contas do Instagram invadidas.

Em outras palavras, a pessoa que está pedindo dinheiro emprestado e vendendo itens baratos geralmente não é quem você pensa, e sim um bandido que se apossou de suas contas. A recomendação é fazer uma ligação, para ter certeza que não está se comunicando com um estelionatário.

No caso dos investimentos milagrosos, é preciso cautela. Desconfie de promoções irresistíveis ou boas demais para serem verdade. Por fim, nunca envie qualquer valor para alguém achando que vai receber ele de volta, mas multiplicado: isso não vai acontecer.

Imagem: FOTOKITA / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital