Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como declarar cota de consórcio no Imposto de Renda

Não se confunda na hora de declarar suas quotas de consórcio no IR! Aprenda como declarar e veja quais pontos você deve estar atento!

Ao participar de um consórcio, é comum adquirir uma cota para aquisição de um bem ou serviço. Porém, muitas pessoas têm dúvidas na hora de declarar a cota de consórcio no Imposto de Renda.

Uma cota de consórcio é uma parte do grupo de consortes, que é composto por pessoas que se unem com o objetivo de adquirir um bem ou serviço. Ele então funciona como uma espécie de poupança coletiva, em que todos os participantes pagam mensalmente uma parcela para a formação de um fundo comum.

Como faço para declarar?

Declarar quotas de consórcio no IR pode ser um processo confuso e estressante, mas é uma tarefa importante para manter suas obrigações fiscais em dia. Mas como evitar problemas com a Receita Federal?

  • Verifique o tipo de consórcio: antes de declarar suas quotas de consórcio, verifique se elas são contempladas ou não contempladas. No caso de quotas contempladas, você deve declarar o valor recebido na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Já no caso de quotas não contempladas, siga os passos abaixo;
  • Identifique o código correto para declarar suas quotas de consórcio. Portanto, para declarar suas quotas de consórcio não contempladas, acesse a ficha “Bens e Direitos” e selecione o código “99 – Outros Bens e Direitos”;
  • Em seguida, escolha o código “05 – Consórcio não contemplado” e preencha o campo “Discriminação” com o nome da administradora do consórcio e as especificações do bem objeto do contrato. Não se esqueça de informar o CNPJ da empresa;
  • Informe o valor das parcelas pagas Se você adquiriu sua quota de consórcio em 2021, informe no campo “Situação em 31.12.2021” o valor total das parcelas pagas até aquela data. Já o campo “Situação em 31.12.2020” você deve deixar em branco.

Em que devo me atentar?

Se a aquisição ocorreu antes de 2021, faça um cálculo simples, some o valor constante do campo “Situação em 31.12.2020” com o valor total das parcelas pagas em 2021 e informe o resultado no campo “Situação em 31.12.2021”.

  •  Se você vendeu sua quota de consórcio em 2021, declare o valor recebido na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior” na linha “10 – Ganhos de Capital”;
  • Lembre-se sempre de declarar suas quotas de consórcio corretamente para evitar possíveis complicações com a Receita Federal.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com