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Saiba como fazer a declaração anual do Imposto de Renda MEI

Aprenda como realizar a Declaração Anual do Imposto de Renda para Microempreendedores Individuais (MEI) de forma simples e eficiente.

Começou o prazo para entrega da declaração anual do MEI. Desse modo, o documento deve ser emitido por todos os Microempreendedores Individuais que atuaram no país em 2023. Isso porque, todo início de ano, os Microempreendedores Individuais (MEI) têm a responsabilidade de emitir sua declaração anual.

Sendo assim, este é um procedimento análogo ao Imposto de Renda. Neste momento, é imprescindível que o Microempreendedor Individual informe seus ganhos do ano anterior, no caso, 2023. Estima-se que existam mais de 14 milhões de microempreendedores individuais no Brasil, todos obrigados a emitir o documento dentro do prazo estabelecido.

Porém, é importante ressaltar que esta declaração anual do MEI não substitui a obrigatoriedade de declaração do Imposto de Renda para MEI que se enquadrem na faixa de declaração.

Declaração anual do MEI

aplicativo da receita aberto mostrando como será MEi em 2023
Aumento do limite anual é expectativa de MEI em 2023 | Reprodução/Canva.com

A declaração anual do MEI é uma das obrigações de todos os microempreendedores individuais. Neste documento, o MEI deve somar seus rendimentos obtidos ao longo do ano anterior por meio da emissão de notas fiscais.

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Além de comprovar a regularidade do negócio perante a Receita Federal, esta declaração é essencial para garantir aos empreendedores acesso aos benefícios previdenciários. Ademais, a realização da declaração anual do MEI evita possíveis penalidades, como multas por atraso ou omissão de informações. Assim, o prazo para emissão do documento pela internet estende-se até 31 de maio de 2024.

Como fazer a declaração?

  1. Some todos os serviços prestados e os valores recebidos, documentados em notas fiscais ou não, ao longo de 2023;
  2. Acesse o site do Simples Nacional e faça login utilizando o CNPJ do seu MEI;
  3. Selecione o ano-calendário 2023 e informe o valor da receita bruta de 2023, ou seja, sem os descontos;
  4. Confira se há campos adicionais que precisam ser preenchidos, pois em algumas atividades eles são obrigatórios;
  5. Indique se contratou funcionários durante o ano de 2023;
  6. Revise as informações e emita o documento clicando em “Transmitir”;
  7. Guarde o recibo da declaração, uma vez que o documento será enviado para a Receita Federal.

Portanto, seguindo esses passos, os MEI garantem o cumprimento de suas obrigações fiscais e a regularidade de seus negócios junto aos órgãos competentes.

Imagem: Schira / Shutterstock