Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como fazer boas compras com os descontos do pós-Natal

O período pós-Natal pode ser um bom momento para realizar compras com preços melhores, mas é preciso ficar atento a alguns fatores!

Agora que o Natal passou, as lojas começam a anunciar descontos nos produtos. Muitas pessoas esperam por esse momento para de fato comprar os presentes ou até mesmo realizar compras de coisas que precisam, justamente pelo preço menor.

Contudo, como em todos os momentos de promoção, é preciso ter em mente alguns fatores para não gastar mais do que precisa e ainda fazer dívidas para o ano que se aproxima.

Por isso, o Procon de São Paulo divulgou algumas dicas que podem ajudar nesse momento de compras. Confira!

Dicas para as compras pós-Natal

Para fazer boas compras nesse período pós-Natal, é preciso estar atento a algumas questões. Veja. 

  • Liste as coisas que realmente precisa comprar;
  • Confira todas as informações dos produtos antes de finalizar a compra;
  • Verifique se existem defeitos no item (normalmente, as lojas oferecem esse tipo de produto por um preço bem menor, mas nem sempre vale a pena);
  • Analise as opções de pagamento e, se puder, opte pelo pagamento à vista;
  • Esteja ciente da política de trocas das lojas;
  • Veja se o preço do frete compensa (para isso, busque o mesmo produto em diferentes lojas). 

Vale lembrar que todos os consumidores podem solicitar a desistência da compra na loja. É um direito assegurado, e a solicitação pode ser realizada em até 7 dias, por qualquer motivo. Para isso, basta entrar em contato com o estabelecimento. 

Atenção para as despesas de início de ano

Antes de fazer as compras, o consumidor deve se lembrar das despesas de início de ano a fim de evitar um endividamento logo no primeiro mês.

Tais despesas, como matrícula escolar, material escolar, pagamento de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), devem entrar no planejamento financeiro já no final do ano, visto que precisam ser pagas logo no início do próximo.

Diante disso, ao fazer a lista do que comprar, considere os valores que precisam ser destinados para os pagamentos dessas despesas e não os use para outra coisa. 

Imagem: William Potter/shutterstock.com