Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como investir em crédito privado

Investir em crédito privado envolve a alocação de recursos em títulos emitidos por empresas privadas, oferecendo retornos atrativos.

O crédito privado é uma opção de investimento de renda fixa, uma das modalidades preferidas do investidor brasileiro. Apesar do nome “crédito”, ele é bem diferente de empréstimo privado, pois é um investimento, e não uma tomada de dinheiro emprestado.

Então, trata-se de um investimento de renda fixa, modalidade responsável por alavancar os investimentos no Brasil em 2023. Segundo um estudo da B3, a bolsa de valores brasileira, o volume investido no país aumentou 20% naquele ano, totalizando  R$2,4 trilhões. O crédito privado é, portanto, uma possibilidade para quem quer investir em algum produto de renda fixa.

Para começar: o que é renda fixa?

Renda fixa é um tipo de investimento que usa um cálculo de remuneração previamente definido e conhecido desde o momento da aplicação. Assim, ao aplicar em um título de renda fixa o investidor está comprando alguns desses títulos, na expectativa de receber o valor aplicado de volta no futuro, somado aos juros, que são a remuneração pelo tempo em que o recurso ficou emprestado.

Imagem de uma pessoa colocando pilhas de moedas em categorias
Imagem: Olivier Le Moal / shutterstock.com

A particularidade do crédito privado é que os títulos disponíveis para compra são emitidos por empresas e outras instituições privadas. Dessa forma, são títulos de dívida e, portanto, ao aplicar nesse tipo de investimento o investidor está comprando parte da dívida da empresa ou da instituição privada.

Veja também:

Serasa revela segredos de como aumentar o limite do cartão

Como o crédito privado funciona?

O título do crédito privado funciona como os títulos públicos do Tesouro Direto. A real diferença é que, na prática, quem investe em crédito privado tem como credoras as empresas que emitiram os títulos, e não o governo. Por isso, o risco do investimento e a rentabilidade também diferem

Confira os três principais tipos de crédito privado disponíveis no mercado:

  • Debêntures
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
  • FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios)

Vantagens e desvantagens de investir em um fundo crédito privado

Seja em renda fixa, seja em renda variável ou qualquer outra modalidade, investir sempre traz uma dose de risco. No crédito privado, que é um tipo de investimento de renda fixa, isso não é diferente. Sendo assim, é preciso tomar certos cuidados na hora de investir em crédito privado. Então, os principais são:

  • Ter em mente seu objetivo com aquele investimento;
  • Analisar com calma os títulos disponíveis no mercado;
  • Verificar a rentabilidade de cada título disponível para compra;
  • Identificar quais dos títulos têm a melhor relação de risco e retorno.

sutadimages e Business stock / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital