Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como trocar plano de saúde SEM carência após aumento de preço

A ANS anunciou um reajuste no preço dos planos de saúde e o valor deve aumentar para milhões de brasileiros. Veja o que fazer!

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou o aumento de 9,63% nos planos de saúde. Dessa forma, os serviços tendem a ficar mais caros para quase 8 milhões de brasileiros em todo o país. O prazo de reajuste vai de maio de 2023 a abril de 2024. 

Diante do cenário, é possível que os segurados optem pela mudança de operadora de planos do setor. Contudo, é preciso lembrar que a maioria dos serviços exigem um período de carência para que isso possa ser feito. 

Mas, de acordo com a própria ANS, em algumas situações, os brasileiros podem fazer a mudança sem precisar cumprir com o prazo determinado pela empresa do plano de saúde. Assim, a alteração pode ser realizada de forma mais rápida.

Troca de plano de saúde sem período de carência 

Dito isso, veja algumas situações que possibilitam ao segurado fazer a troca do plano de saúde sem precisar passar pelo período de carência:

  • Portabilidade de carência;
  • Portabilidade especial pode ser usada quando a empresa está saindo do mercado;
  • Portabilidade extraordinário pode ser acionada, como o próprio nome sugere, em situações específicas quando não é possível aplicar a portabilidade de carência;
  • Migração de um plano para outro da mesma empresa. 

Reajuste nos planos

O reajuste nos planos de saúde anunciado pela ANS, conforme dados do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), é 67% maior do que o valor da inflação acumulada no ano passado. O último ajuste foi feito em maio do ano passado, com uma elevação de 15,5%, o maior da história.

A mudança, como exposto acima, atinge cerca de 8 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 16% dos mais de 50 milhões de consumidores do serviço em todo o Brasil. As alterações valem para planos individuais e familiares que foram contratados a partir de janeiro de 1999.

Imagem: Stock-Asso / shutterstock.com