Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba o que muda no empréstimo consignado a partir de 2022

Em 2022, o empréstimo consignado concedido aos segurados do INSS vai voltar a sua margem tradicional. Dessa forma, até o dia 31 de dezembro, vai estar disponível o percentual liberado para os empréstimos descontados diretamente no pagamento da previdência, de 40%. Agora, a margem vai ser de até 35% do benefício, sendo 30% para o pagamento de empréstimo pessoais, e 5% para débitos relacionados a despesas ou saques com cartão de crédito.

É provável que você goste também:

Novo empréstimo da Caixa está liberado para quem não é cliente

Crédito Caixa Tem não rolou? Confira 3 opções de empréstimo na Caixa

Empréstimo do Banco do Brasil tem condições promocionais na Black Friday

Saiba o que muda no empréstimo consignado a partir de 2022

Diante da crise da economia provocada pela pandemia, o governo editou, em março de 2021, uma MP para amenizar a situação de aposentados e pensionistas, que precisaram buscar empréstimo para pagar as suas contas. Ademais, não existe uma previsão de que a MP tenha uma prorrogação.

De acordo com o Banco Central (BC), em junho deste ano, o número de operações de empréstimo consignado chegou a 54,1 milhões. Diante do fim da MP, também não passará a ser mais obrigatória, a suspensão do pagamento das parcelas dos novos contratos. Para quem quiser assinar o contrato do empréstimo, os especialistas apontam que os segurados confiram com os bancos ou financeiras, se a possibilidade existe e se o adiamento elevará o gasto com juros e taxas.

De acordo com a advogada especialista em direito previdenciário, Silvia Correia, “Tem que ver qual preço vai estar se pagando de fato por esse empréstimo consignado, porque vai depender do que os bancos oferecem de taxas. Deve-se pesquisar bem entre as instituições a melhor taxa de juros”.

Ademais, o empréstimo consignado é conhecido por ter as menores taxas de juros do mercado. Por isso, é o tipo mais buscado de crédito. Sendo assim, a indicação de especialistas é de pedir o consignado para pagar dívidas com taxas mais altas. Por fim, os segurados podem contratar até 9 empréstimos, além de ter um cartão de crédito consignado em simultâneo, que tem um limite de gastos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Mihai_Andritoiu / shutterstock.com