Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais produtos estarão mais caros em supermercados e hortifrutis

Descubra os produtos que terão aumento nos supermercados e hortifrutis. Esteja preparado para os preços! Leia agora.

Os gastos com produtos em supermercados, feiras e hortifrútis se tornaram mais onerosos para os brasileiros recentemente. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) registrou um aumento médio de 12,41% nos custos de hortaliças e legumes, junto com um acréscimo de 7,21% nos preços das frutas durante janeiro de 2023.

Esse cenário é impulsionado principalmente pelos aumentos significativos na cenoura e na batata-inglesa, com altas de 30,23% e 27,42%, respectivamente. Além disso, o maracujá viu seus preços subirem em 36,14%, enquanto a banana-prata registrou um aumento de 15,71%. Desse modo, esses aumentos substanciais estão exercendo pressão sobre os orçamentos familiares.

Causas do aumento nos preços de produtos no supermercado

André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), destaca que a inflação nos alimentos in natura é um fenômeno sazonal comum durante o verão.

Nesse sentido, as condições climáticas extremas, como chuvas intensas, granizo e alagamentos, representam desafios significativos para a agricultura nesse período.

Inflação sobre os alimentos: Consumidores abandonam produtos no supermercado
Imagem: Makistock / Shutterstock.com

Portanto, durante o verão, as adversidades climáticas afetam diretamente o cultivo de alimentos in natura, contribuindo para uma redução na disponibilidade desses produtos. Como consequência, os consumidores enfrentam uma elevação nos preços, refletindo a relação direta entre oferta limitada e demanda constante durante essa estação do ano.

Dicas para enfrentar a inflação temporária

Os consumidores devem se preparar para lidar com preços mais elevados nos próximos meses, embora essa inflação seja temporária. Com a chegada do outono, espera-se uma normalização na oferta de alimentos e uma redução nos preços, trazendo alívio para os bolsos e a mesa dos consumidores brasileiros.

Veja também:

Se seu CPF está nesta lista, você vai poder sacar indenização de R$ 15 mil do Auxílio Brasil

Enquanto isso, Silva recomenda aos consumidores que considerem substituir produtos por alternativas da estação, geralmente mais acessíveis. Além disso, aproveitar promoções especiais oferecidas pelos supermercados em dias específicos, como o dia das verduras ou das frutas, pode ser uma estratégia eficaz para economizar.

Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com