Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quando serão realizadas as próximas reuniões do Copom para definir a taxa SELIC

Descubra quando o Copom irá se reunir para decidir a Selic e como o comitê estabelece a taxa básica de juros.

As reuniões do Copom, o Comitê de Política Monetária, tornam-se cada vez mais importantes para decidir a nova taxa Selic. Estamos falando da taxa básica de juros da economia brasileira, um pilar central na política monetária.

Com sua próxima reunião agendada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro, os olhos do mercado financeiro estarão voltados para o Copom e suas decisões cruciais. A seguir, você vai entender se a Selic deve diminuir nas próximas reuniões e como o Copom decide a taxa. Continue lendo!

Como o Copom decide a taxa Selic?

Pilhas de moedas com setas para cima indicando o retorno do investimento.
Imagem: d.ee_angelo / shutterstock.com

O processo decisório do Copom sobre a taxa Selic é minucioso e considera vários fatores da economia. Nesse sentido, o comitê analisa elementos como a inflação atual, atividade econômica, contas públicas e o cenário internacional.

Assim, a decisão se baseia em uma votação, na qual participam membros da diretoria colegiada, líderes de departamentos específicos do Banco Central e seu presidente, Roberto Campos Neto. Se houver um empate, a última palavra será do presidente. No entanto, as consequências dessas decisões são vastas, afetando o custo de vida, o poder de compra dos consumidores e a valorização do real.

A Selic deve diminuir?

A previsão para o encerramento de 2023 é que a Selic esteja em 11,75%, é o que disse o Boletim Focus do Banco Central. Esse índice é vital no combate à inflação, sendo a principal ferramenta do Banco Central.

Nesse sentido, o Comitê acredita que a adesão às metas fiscais do governo federal pode ajudar a ancorar as expectativas inflacionárias e, assim, guiar a política monetária de forma eficaz. Em setembro, houve um corte na taxa Selic pelo Copom, marcando a segunda redução consecutiva, com a taxa atingindo 12,75%.

Veja também:

Muitas folgas confirmadas para novembro: veja as datas dos feriados

Estamos falando do seu nível mais baixo nos últimos 16 meses. Esta redução já era prevista pelo mercado, especialmente após o Copom indicar que a Selic poderia continuar a diminuir, mantendo o padrão do corte anterior de 0,5 ponto percentual.

Imagem: d.ee_angelo / shutterstock.com