Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saldo do FGTS pode ser acessado no Caixa Tem; saiba como

Mais uma alternativa: Descubra como consultar e sacar o seu saldo do FGTS por meio do aplicativo Caixa Tem

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um importante trabalhista que tem como objetivo auxiliar os trabalhadores em caso de demissão sem justa causa. Mensalmente, os empregadores depositam cerca de 8% do salário de seus funcionários na conta do FGTS, formando um valor que fica disponível para quando necessário.

Atualmente, existem duas opções de : o saque rescisão, que permite o acesso a qualquer momento, e o saque-aniversário, que possibilita o saque apenas uma vez por ano. Além disso, para tornar mais acessível o saldo do FGTS, a Caixa Econômica Federal oferece a opção de consulta e saque por meio do , que já conta com mais de 105 milhões de usuários.

Saiba como acessar o saldo do FGTS no

Celular com a logo do Caixa Tem na tela ao lado de várias notas de dinheiro.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

A do saldo do FGTS pode ser realizada pela conta digital da Caixa Econômica Federal, já que o benefício é creditado automaticamente nessa conta. Para acessar seu saldo, basta abrir o Caixa Tem (Android e iOS) e selecionar a opção “saldos” na página inicial. Outra alternativa é utilizar o aplicativo FGTS (Android, iOS) para obter mais detalhes sobre o benefício.

Veja também: Magazine Luiza está vendendo TV de 55 polegadas por R$ 999? Entenda

Como Sacar o valor?

Para efetuar o saque do FGTS, é importante estar ciente de que nem todos os trabalhadores têm direito a esse benefício. Assim, os grupos elegíveis são:

  1. Funcionários com contrato formal, regido pela Consolidação Leis de (CLT);
  2. Trabalhadores domésticos;
  3. Trabalhadores rurais;
  4. Trabalhadores intermitentes;
  5. Trabalhadores avulsos;
  6. Safreiros (trabalhadores rurais que trabalham apenas em períodos de colheita);
  7. Atletas profissionais.

Caso você se enquadre em um dos grupos acima, poderá receber o FGTS em sua conta Caixa Tem. A solicitação fica disponível no aplicativo FGTS, onde você poderá indicar uma conta para receber o valor. Após acessar o aplicativo, forneça os da sua conta Caixa Tem para que o valor seja depositado nela. Isso geralmente ocorre em até 5 dias úteis.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com