Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander alerta clientes para fim de grande serviço bancário

Os clientes do Santander devem ficar atentos com a descontinuidade de um serviço em breve. Veja do que se trata!

O Santander acaba de divulgar um alerta aos clientes sobre a descontinuidade de um dos seus serviços bancários. A partir de setembro, não será mais possível efetuar transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito). A decisão ocorre após o anúncio do Banco Central (BC) no início de 2023.

O DOC é uma das opções para transferências disponibilizadas pelas instituições financeiras, assim como o TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o Pix. Com algumas diferenças, a modalidade permite transações inferiores a R$ 5 mil. 

Por se tratar de uma possibilidade pouco utilizada quando comparada com o Pix, que tem ganhado cada vez mais adeptos desde o seu lançamento em 2020, os clientes do Santander não serão impactados de forma expressiva. 

Suspensão do DOC pelo Santander

A suspensão do DOC pelo Santander será feita a partir de setembro. Desse modo, os clientes que precisam usar o serviço devem fazer isso até o último dia deste mês de agosto. Até lá, as transações continuarão funcionando normalmente. 

Para evitar quaisquer tipos de preocupações relacionadas ao assunto, o banco esclarece que as transferências pela modalidade, que forem agendadas para datas posteriores, serão realizadas da mesma forma. Nesses casos, os valores poderão ser transferidos até o dia 24 de fevereiro de 2024.

Outras opções para transferências 

Como exposto acima, após a descontinuação do DOC pela instituição financeira, as pessoas podem usar o Pix ou o TED. Assim sendo, veja como cada uma das modalidades funciona:

  • Pix: transferências instantâneas realizadas a qualquer momento e valor, não possuindo custos adicionais;
  • TED: transferências a partir de R$ 0,01 que, se feitas até às 17h, caem no mesmo dia. Podem ter um custo determinado pelo banco. 

Atualmente, em ambas as situações, é possível efetuar a transação financeira de forma simples e rápida por meio das plataformas digitais, inclusive do Santander. Nesse sentido, não é preciso se preocupar com o fim do DOC.

Imagem: Manuel Esteban / shutterstock.com