Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque liberado para quem põe o CPF na nota; veja se pode receber

Saiba mais informações sobre se o seu CPF tem saque autorizado para o resgate de créditos ao ser registrado na nota fiscal!

Recentemente, anunciou-se que quem coloca o CPF na nota fiscal têm saque autorizado. Trata-se, portanto, de uma medida visa que beneficiar os consumidores que participam do programa de estímulo à emissão de documentos fiscais.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como verificar se o contribuinte tem direito a esse saque. Continue a leitura!

O que é o CPF na nota fiscal e por que utilizá-lo?

Mulher segura nota fiscal no supermercado
Imagem: Ultraskrip / Shutterstock.com

A prática de adicionar o CPF na nota fiscal não apenas ajuda na fiscalização e combate à sonegação de impostos, mas também oferece uma série de benefícios para os consumidores. Entre eles, destaca-se a possibilidade de participar de sorteios e acumular créditos que podem ser trocados por dinheiro ou descontos em impostos.

Desde o início deste ano, por exemplo, um morador de São Paulo foi premiado com R$ 1 milhão por simplesmente incluir seu CPF na nota durante uma compra. Esse tipo de incentivo é uma tentativa dos governos estaduais de aumentar a transparência nas operações comerciais.

Veja também:

Empresa antecipa o décimo terceiro salário para colaboradores; saiba mais

Como funcionam os programas, afinal?

Dito isso, vários estados brasileiros criaram programas que recompensam os consumidores por incluírem seus CPFs nas notas fiscais. Aqui estão alguns exemplos de programas em diferentes estados:

  • Nota Fiscal Paulista (São Paulo): permite utilizar os créditos acumulados para abater o IPVA e possibilita o resgate em dinheiro, além de sorteios mensais de prêmios em dinheiro;
  • Nota Fiscal Gaúcha (Rio Grande do Sul): além de concorrer a prêmios, o programa também permite que os consumidores apoiem entidades sociais e obtenham descontos no IPVA;
  • Nota Fiscal Mineira (Minas Gerais): os consumidores acumulam créditos a cada compra registrada com CPF na nota fiscal.

Sendo assim, participar dos programas de CPF na nota fiscal é simples. Confira o passo a passo abaixo:

  • Peça para incluir seu CPF na nota fiscal no momento da compra;
  • Acompanhe seus créditos e bilhetes eletrônicos através do site do programa do seu estado;
  • Resgate seus créditos acumulados ou utilize-os para abater valores de impostos como o IPVA.

Imagem: Ultraskrip / Shutterstock.com