Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se você cometer estes erros não poderá receber os benefícios do INSS; confira

Entenda aqui a rejeição de pedidos de benefícios do INSS em massa e descubra como evitar a negação no seu pedido.

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rejeitou aproximadamente metade dos pedidos de benefícios realizados pelos segurados em junho de 2023. Os benefícios do INSS que requerem exame pericial têm uma porcentagem menor de rejeições.

Desse modo, exemplos desses benefícios do INSS são a aposentadoria por incapacidade permanente e o auxílio por incapacidade temporária. Todavia, a quantidade ainda é significativa.

Sendo assim, a falta de documentação que comprove o direito ao benefício e a falta das condições mínimas para ter a renda previdenciária são os principais motivos para a negação. Principalmente após a reforma da Previdência de 2019, muitos segurados não conseguem provar que atingiram as condições necessárias.

Os principais erros ao solicitar benefícios do INSS

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com
  1. Falta de tempo de contribuição ou idade para aposentadoria: Após a reforma da Previdência, a maioria dos pedidos não atendeu às condições mínimas para o recebimento do benefício. Assim, resultando na negação da solicitação.
  2. Falta de prova de união estável: Casais em união estável têm direito à pensão por morte do INSS. Contudo, viúvas e viúvos enfrentam dificuldades em provar o vínculo. Logo, resultando na dificuldade de obtenção da pensão.
  3. Renda acima do limite para o BPC: O BPC, destinado a idosos carentes e deficientes, rejeita muitos pedidos por conta da renda do solicitante ser superior ao limite estabelecido, que fica em até um quarto do salário mínimo por pessoa na família.
  4. Perícia não aponta deficiência ou doença: Para a solicitação de benefícios do INSS como aposentadoria por incapacidade e auxílio-doença, a perícia médica não deixa claro a condição de saúde do segurado, complicando a concessão do benefício.

Evitando negativas do INSS

Corrigir esses erros comuns pode aumentar as chances de aprovação do pedido de benefícios do INSS. Portanto, é fundamental verificar o tempo de contribuição e provar a união estável quando necessário.

Veja também:

Como o adiantamento salarial funciona? Entenda quem tem direito

Ademais, garantir que a renda esteja dentro do limite para o BPC e realizar uma perícia médica eficaz que indique claramente a deficiência ou doença. Com atenção e preparo, é possível evitar a negativa e garantir os benefícios do INSS merecidos.

Imagem: rafastockbr / shutterstock