Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se você não tiver este documento poderá ganhar uma multa de quase R$ 300

Saiba como evitar multa nesse valor e pontos na sua CNH. Confira aqui qual documento é obrigatório portar sempre ao dirigir!

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui um prazo de validade conhecido por todos os motoristas. Desse modo, é necessário renová-la antes do vencimento para evitar multas e outras penalidades.

Contudo, muitas vezes, os proprietários esquecem que os automóveis também possuem obrigações. Nesse sentido, há o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Sendo assim, esse último é um documento obrigatório para todos os proprietários de automóveis no Brasil. Logo, é fundamental estar atento ao calendário anual de pagamentos para evitar complicações.

CRLV é obrigatório

No estado de Minas Gerais, o Departamento de Trânsito começou a exigir o licenciamento para o ano de 2023 a partir de 1º de setembro para veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3. Ademais, em 1º de outubro para aqueles que terminam em 4, 5 e 6.

Já para os que possuem placas finalizadas em 7, 8, 9 ou 0, a realização do licenciamento pode ocorrer até o final de outubro. Todavia, torna-se obrigatório a partir de 1º de novembro.

Importante ressaltar que, para obter o CRLV, é necessário pagar o IPVA e o seguro obrigatório anteriores a 2021. Ainda, é preciso resolver quaisquer pendências, como multas e restrições, e quitar a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV).

Veja também: Chances de ganhar na Mega-Sena são muito baixas? Confira

Evite multas ao portar os documentos obrigatórios

Mulher preocupada dentro de carro. na janela do automóvel, um homem com roupas de guarda fala com ela.
Imagem: Nomad_Soul / shutterstock.com

Durante as fiscalizações, a apresentação do CRLV pode ser em formato impresso em papel comum ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além do CRLV, o motorista deve ter outros documentos. Por exemplo, a CNH e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Permissão para Dirigir (PPD), sejam impressos ou digitais.

É válido destacar que dirigir um veículo sem licenciamento é infração gravíssima, resultando em uma multa de R$ 293,47 e a atribuição de sete pontos na carteira. Além disso, pode haver remoção do automóvel para um pátio credenciado até que a situação seja regularizada, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para verificar possíveis restrições judiciais ou administrativas no veículo e obter informações adicionais sobre o CRLV, os motoristas podem acessar o portal do Detran-MG.

Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com