Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se você utiliza esta versão do WhatsApp, pode se dar mal

Existe uma versão do aplicativo que pode comprometer a segurança dos seus dados e fazer com que você seja banido do WhatsApp. Conheça qual é!

Uma versão alternativa do WhatsApp que permite modificações no aplicativo e funções exclusivas que ainda não existem no serviço original pode causar uma grande dor de cabeça para os usuários. Isso porque, segundo a Meta, detentora da marca, o uso de aplicativos não oficiais pode levar até mesmo ao bloqueio definitivo da plataforma.

A seguir, conheça mais sobre essa versão do WhatsApp e confira os riscos de tê-la instalada em seu telefone.

Versão alternativa do WhatsApp oferece falhas e riscos de segurança

Segundo dados apurados pela Meta, mais de 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo possuem o WhatsApp instalado. Entretanto, empresas não certificadas pela companhia oferecem modificações pouco seguras da versão original, que inclusive são proibidas de figurar na Play Store ou na App Store.

Por isso, as versões alternativas do WhatsApp são acessadas através de sites que, primeiramente, são incapazes de oferecer a criptografia de ponta a ponta no app. Em resumo, suas conversas, dados, fotos e vídeos passam a ser suscetíveis a roubos ou fraudes.

E não é só isso. Por se tratar de aplicativos paralelos, eles podem trazer vírus ou comprometer toda a segurança do smartphone.

Por que as pessoas baixam as versões paralelas?

Entre os principais motivos do uso de versões alternativas do WhatsApp, estão o acesso a recursos exclusivos que a plataforma original não oferece. Por exemplo, a mudança de cor da interface do app, áudios de até 100 MB ou vídeos com maior capacidade que no WhatsApp original.

Entretanto, junto a essa praticidade, há de se analisar que o risco de comprometer seus dados pessoais é grande. E, por fim, os termos de uso da Meta para o WhatsApp determinam o bloqueio temporário e até o banimento no caso do acesso através de apps não oficiais.

Entre as versões mais comuns do WhatsApp pirata estão o GBWhatsApp, Fouad WhatsApp e OBWhatsApp. Para se certificar da autenticidade do app, basta baixá-lo apenas pelas lojas oficiais do seu smartphone.

Imagem: Jirapong Manustrong/shutterstock.com