Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro bullying: conheça nova modalidade que cobre danos emocionais dos jovens

Conheça o seguro bullying, que visa compensar os danos sofridos por alunos nas escolas. Saiba quais situações o plano cobre!

A escola é um dos primeiros passos para alimentar a educação da criança. E por mais que seja um fator primordial, principalmente para aprender a conviver em grupo, muitos alunos não são aceitos por outros colegas.

O que antes era apenas brincadeira; hoje, o fato de destilar ódio é considerado bullying, ou seja, atos de agressões e intimidações constantes contra alguém que não é aceito em um grupo.

Foi pensando nessas situações de agressão, massacres em escolas, racismo, homofobia e outros quesitos, que o Grupo É Seguro, começou a crescer no mercado. Veja como ele funciona!

Para que serve o seguro contra bullying?

Diante do atual cenário de violência nas escolas, no último ano o Grupo É Seguro registrou um crescimento de 30% no fechamento e cerca de 60% em cotação e apresentação do seguro.

O intuito desse seguro é garantir coberturas para situações emocionais e corporais de crianças e adolescentes. No seguro se enquadram as vítimas de exclusão social, racismo, homofobia, gordofobia, pornografia de vingança e outros.

Não só o Grupo É Seguro, mas muitos outros seguros se tornaram um diferencial nas escolas. Dessa forma, a contratação deles visa a segurança e a preocupação com os alunos. Diante da contratação de seguros em escolas, Ana Carolina Donizete, da AF Crédito Soluções Financeiras, explica que:

“A personalização no mercado de seguros é uma tendência constante. Há seguradoras que se preocupam com a violência nas escolas há mais de 15 anos. O seguro educacional e escolar cuida da integridade física e emocional dos alunos e funcionários da instituição de ensino”.

Quais situações o plano cobre?

Os planos escolares cobrem várias situações. Ele pode pagar indenizações para casos como bullying, homofobia, racismo, mortes acidentais, furtos e roubos, acidentes de trânsito (como em casos de excursões), intoxicação alimentar na escola e outros.

Além disso, existem duas modalidades disponíveis para a contratação do serviço. Elas são:

  • Seguro acidentes pessoais — para a proteção dos alunos;
  • Seguro responsabilidade civil educação — para a proteção de professores e da própria escola.

Os seguros também garantem o auxílio de psicólogos para situações que requerem mais atenção. Porém, é importante ressaltar que muitos casos do seguro civil educação são resolvidos perante a Justiça.

Por fim, também é importante que a escola saiba agir diante das situações. É importante que a instituição não minimize o problema, não culpe a vítima, eduque os seus colaboradores e evitem ações que corroborem com o preconceito.

Imagem: Gpointstudio/ Shutterstock.com