Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Selic caindo? Prepare-se para 3 cortes de 0,50% em 2024, segundo o Itaú

Itaú prevê 3 cortes de 0,50% na Selic em 2024. Prepare-se para as mudanças e entenda os possíveis impactos.

O mercado financeiro foi surpreendido positivamente com a inflação medida pelo IPCA-15 de Janeiro, que registrou alta de apenas 0,31%, situando-se abaixo da previsão de 0,47%. A LCA Consultores, reconhecida consultoria da área, indica que o índice IPCA cheio do mesmo mês deve seguir essa tendência.

Ademais, o setor de Alimentação mantém uma tendência de crescimento, registrando um aumento de 1,1% em dezembro. O índice IPCA-15 de janeiro indica uma nova alta, atingindo 1,53%. Contudo, projeções da LCA sugerem que o mês pode encerrar com um aumento de 1,59% nos preços dos alimentos.

Transportes e energia podem segurar a inflação

Em contraposição, a queda de preços no setor de Transporte, que inclui passagens aéreas e combustíveis, deve provocar um decréscimo no índice (-1,13% no IPCA-15 e -1,06% no IPCA cheio de janeiro). As projeções também apontam para queda no segmento de Habitação. Esse fato ocorre devido à previsão de redução dos preços da energia, e um recuo de 0,11% nos preços monitorados.

Dois cubos de madeira com símbolo de percentual de setas em vermelho e verde, simbolizando as taxas de juro selic
Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

A consultoria levou em conta descontos sazonais em Artigos de Residência e Vestuário ao calcular suas projeções. Dessa maneira, diante desse contexto, a LCA revisou para baixo sua estimativa para o IPCA de janeiro, passando de 0,50% para 0,31%. Além disso, a previsão anual para 2024 foi ajustada de +4,2% para +4,1%.

Decisões do Banco Central

A expectativa do mercado está voltada para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá os rumos da taxa de juros Selic. O Itaú, por exemplo, prevê três reduções de 0,50% na taxa. Segundo a análise do banco, essa perspectiva é respaldada por um cenário de flexibilização monetária constante. Uma vez que as projeções de inflação permanecem relativamente estávei.

Veja também:

78 mil pensionistas podem ter o benefício suspenso; veja como evitar agora

No entanto, a linguagem cautelosa do Copom sinaliza que as decisões continuam sujeitas a variações de elementos exógenos, como o contexto internacional, que se mantém incerto. Na visão do Itaú, a taxa Selic ainda se encontra distante de seu nível terminal e há espaço para reduções adicionais, ainda que gradativas, durante o ciclo de política monetária.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com