Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Semana de trabalho de 4 dias é o ideal para saúde dos trabalhadores; entenda

Uma pesquisa realizada em empresas sobre a semana de trabalho de 4 dias apresentou resultados positivos para os funcionários. Confira!

Muito se discute sobre a jornada de trabalho que os funcionários enfrentam semanalmente. Diversas pessoas alegam que a rotina é muito cansativa. Por isso, estudos sobre a diminuição da carga horária dos trabalhadores começaram a surgir.

Um desses estudos foi realizado pela 4 Day Week Global, uma organização sem fins lucrativos. Os resultados sugerem que o trabalho seja realizado em 4 dias da semana. Saiba mais informações sobre o assunto a seguir.

Saúde dos trabalhadores melhorou com a diminuição da jornada de trabalho

A pesquisa, conduzida nos Estados Unidos e no Canadá, mostrou que diminuir a quantidade de dias trabalhados foi benéfica para os funcionários. Desde que o piloto do projeto foi iniciado, há um ano, a carga horária dos funcionários passou a cair cada vez mais.

O estudo acompanhou a saúde e o bem-estar dos funcionários de 41 empresas após o período de um ano. Esses quesitos foram relacionados com os resultados que eles obtiveram trabalhando por 4 dias na semana.

A saúde física e mental dos colaboradores permaneceu estável durante o período da pesquisa, e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou. A carga horária semanal caiu de 38 horas para menos de 33 horas em seis meses.

O sucesso da implementação dos 4 dias de trabalho se deve ao fato de as empresas terem conseguido encontrar formas de se tornarem mais eficientes, segundo os pesquisadores. Alguns fatores, como a diminuição do número de reuniões e comunicação mais simples ajudaram nos resultados positivos.

O que dizem os empregados?

Os funcionários foram questionados sobre alguns aspectos da pesquisa. Um deles foi se eles aceitariam voltar a trabalhar na carga horária anterior. Quase metade respondeu que só voltaria caso fosse muito mais bem remunerado. Outros afirmaram que nenhum valor seria suficiente para que retornassem à rotina de 5 dias.

Até as empresas demonstraram interesse em continuar com o que foi implementado pela pesquisa. Nenhuma das 41 participantes afirmou que voltaria ao horário tradicional, de segunda a sexta-feira.

Imagem: Andrii Zastrozhnov / shutterstock.com