Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Semana pode ser marcada por decisão do BC sobre Selic

Em meio a reunião do Copom, expectativa sobre decisão do BC sobre a Selic aumenta e gera dúvidas. Saiba mais!

Em meio às expectativas acerca da semana que se iniciou no último domingo, 30 de julho de 2023, governo e população estão ‘de olho’ na decisão do BC sobre a taxa básica de juros da economia brasileira. Isto é, a queda esperada da Selic.

O que não é à toa, afinal o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil deve finalizar na próxima quarta-feira, 2 de agosto de 2023, a reunião que pode resultar na primeira queda nos juros do país em meses.

Ou seja, a decisão do BC e do comitê pode impactar diretamente no cenário político e econômico nacional. Ademais, também vale realizar um destaque sobre as projeções do mercado relacionadas ao tamanho do corte.

Impacto da decisão do BC

A decisão do BC pode marcar o fim do ciclo de estagnação dos juros, que está em 13,75% há quase um ano. Dessa forma, essa mudança tende a causar um impacto direto na economia nacional.

A mudança na política do Bacen também tende a impactar no conflito entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Roberto Campos Neto, presidente do Bacen. Desde o início do mandato, Lula ‘defende’ a redução dos juros por parte da autarquia.

Expectativa do mercado

O Valor Econômico realizou uma pesquisa entre os dias 25 e 28 de julho. No levantamento, o jornal apontou que das 128 instituições financeiras ouvidas, 64,4% acreditam que a decisão do BC vai resultar em um corte de 0,25 pontos percentuais na Selic. Enquanto 34,6% das casas ouvidas acreditam que o corte do Copom será de 0,5 pontos percentuais nos juros.

Além disso, vale destacar que economistas apontam para um cenário diferente, sendo que até o final da última semana, 55% confiavam no corte de 0,5 pontos percentuais. Por sua vez, 42% ‘apostavam’, no corte de 0,25 pontos percentuais.

Portanto, independente do corte realizado através da decisão do BC, o mercado acredita que o ciclo de flexibilização de juros será uma realidade. Ou seja, há uma expectativa elevada sobre o novo encontro do Copom.

Imagem: Adilson Sochodolak / shutterstock.com