Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa informa que inadimplência volta a subir em janeiro

Um levantamento da Serasa mostrou que a inadimplência no Brasil voltou a subir em janeiro de 2024. Saiba mais!

Após dois meses consecutivos em queda, o Brasil viu um aumento no primeiro mês de 2023 na quantidade de pessoas com pagamentos em atraso, conforme demonstrado por um relatório da Serasa.

Ademais, deve-se notar também a progressão no total de consumidores inadimplentes de 70,09 milhões para 72,07 milhões ocorrida entre janeiro do ano passado e o primeiro mês deste ano. Continue a leitura para mais informações!

Serasa informa aumento da inadimplência em janeiro deste ano

Aplicativo da Serasa aberto em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Segundo o estudo da Serasa, nos anos de 2022 e 2023, os principais motivos para o endividamento foram o desemprego e a redução de renda. O desemprego foi apontado como causa do atraso nos pagamentos por cerca de 29% e 22% dos entrevistados em 2022 e 2023, respectivamente.

Ainda, a diminuição de renda, por sua vez, foi mencionada por 12% e 20% dos inadimplentes nesses mesmos anos. Paralelamente, de 2018 a 2023, o cartão de crédito se manteve como o tipo principal de débito entre os consumidores com dívidas pendentes. Em 2023, essa modalidade representava o maior endividamento para 55% dos inadimplentes.

A insatisfação financeira entre as diferentes classes sociais

O levantamento da Serasa também demonstrou que a insatisfação com as finanças pessoais é muito alta, sobretudo entre as mulheres. A pesquisa revelou que apenas 11% das mulheres das classes C, D e E, e 16% das mulheres das classes A e B disseram estar satisfeitas em relação às finanças pessoais.

Além disso, 12% das faixas C, D e E, e 17% das faixas A e B afirmaram estar satisfeitos com sua situação financeira ao considerar homens e mulheres, por exemplo.

Empresa promove mutirão de renegociação de dívidas

Por fim, vale ressaltar que até 28 de março, o Programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, irá integrar um mutirão de renegociação de dívidas. Os interessados têm acesso às ofertas do MegaFeirão Serasa e Desenrola de forma online ou presencial.

Veja também:

Caixa oferece cartão de crédito com anuidade grátis para sempre; saiba como solicitar

Assim, o evento conta com a participação de mais de 700 empresas. Incluem-se, portanto, bancos, financeiras, varejistas, operadoras de telefonia, companhias de água e energia, além dos sites Programa Desenrola Brasil e Serasa Limpa Nome.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com