Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa Score sofrerá grande mudança a partir de HOJE (14); veja o que muda

Entenda o que muda no seu score da Serasa com essa mudança adotada pela empresa e veja o que fazer caso a sua pontuação oscile. Confira aqui!

A paisagem do crédito brasileiro acaba de receber uma transformação. Isso porque a Serasa, o renomado serviço de proteção ao crédito, revelou uma significativa atualização no seu sistema de Score, mudando a forma como a pontuação do consumidor é avaliada.

A partir de hoje (14), um panorama mais completo da saúde financeira dos usuários poderá ser visualizado, graças à inclusão de dados bancários nas análises. Até então, o Score da Serasa se baseava em elementos como histórico de pagamentos e consultas ao CPF.

A nova mudança, porém, oferece uma visão mais detalhada, abrangendo diversas variáveis bancárias, tornando a avaliação ainda mais precisa.

Mudança no score da Serasa: O que entra na sua pontuação agora?

As mudanças são notáveis. A nova métrica agora levará em consideração saldos bancários, salários, limites de crédito, atividades de investimentos e transações bancárias. A inclusão dessas informações pretende beneficiar, sobretudo, aqueles que estão iniciando sua vida financeira e os que, embora tenham um bom histórico de pagamento, não usufruíram de muitos serviços de crédito anteriormente.

A gerente do Serasa Score, Amanda Castro, destaca que a atualização proporciona uma melhor representação dos hábitos financeiros do consumidor. Além disso, vários bancos, como Nubank, Santander e Itaú, já aderiram a essa atualização, com a promessa de que mais instituições farão o mesmo em breve.

Score diminuiu ou está oscilando: veja o que fazer

Com a nova integração, é natural que alguns consumidores notem alterações em seus scores da Serasa. No entanto, oscilações pequenas, de até 50 pontos, são comuns e não devem ser motivo de alarme. Em vez de se fixar em flutuações mínimas, é mais vantajoso entender a faixa de risco que o seu score representa. Confira:

  • Excelente (701-1000): implica uma gestão financeira exemplar;
  • Bom (501-700): revela comprometimento com responsabilidades financeiras;
  • Regular (301-500): sugere que talvez haja espaço para melhorias nos hábitos de pagamento;
  • Baixo (0-300): a Serasa entende que o usuário tem desafios significativos relacionados ao crédito.

A primeira coisa que você deve fazer ao perceber uma mudança no seu score é verificar o histórico. Para isso, acesse gratuitamente sua pontuação no aplicativo da Serasa (disponível em Android e iOS). Lá, você não só vê sua pontuação atual, como também tem acesso a um histórico detalhado. Assim, é possível identificar os principais motivos que estão impactando sua pontuação, seja para mais ou para menos.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com