Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu pedido de aposentadoria no INSS pode ter sido decidido por um robô; entenda

O INSS está adotando a automação: saiba mais sobre como os robôs podem estar influenciando as decisões de aposentadoria.

Em uma era caracterizada pela crescente digitalização e automação, é natural que muitos serviços governamentais se alinhem a essa tendência. Nesse contexto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem enfrentado uma série de obstáculos desde a implementação da tecnologia para melhor atender aos beneficiários, inclusive no processo de pedido de aposentadoria.

Embora a iniciativa de ter os serviços do INSS digitalizados seja louvável, há muitos obstáculos no caminho. Evidentemente, a falta de familiaridade com as tecnologias digitais entre os idosos é uma das principais dificuldades neste momento de transformação. Ainda, o INSS enfrenta a diminuição do efetivo e a falta de peritos.

A era do atendimento digital no INSS

A mudança para a digitalização no INSS começou em 2017, com a introdução do aplicativo Central de Serviços. Este aplicativo logo foi substituído pelo “MeuINSS” (disponível para Android e iOS), que agora é o principal canal de atendimento ao cidadão.

Hoje, as aposentadorias só podem ser solicitadas por meio desse canal e o INSS tenta ao máximo solucionar todos os problemas por lá.

No entanto, o INSS automaticamente indefere pedidos que apresentam erros, o que oferece um obstáculo adicional para aqueles que não estão familiarizados com sistemas digitais. Segundo estimativas, existem atualmente 1,7 milhão de pessoas na fila para solicitar aposentadoria, enquanto outros 7,6 milhões de tarefas pendentes aguardam análise.

Quais são as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários do INSS?

O alto índice de analfabetismo digital entre os idosos é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos beneficiários. Dessa forma, o acesso restrito à tecnologia, juntamente com a complexidade de navegar no site ou no aplicativo do INSS, torna o processo de aplicação e acompanhamento dos benefícios extremamente desafiador para muitos.

Além disso, a necessidade de escanear documentos e salvá-los em formato PDF pode parecer uma tarefa simples para muitos, mas é um processo desconhecido para alguns dos beneficiários mais velhos do instituto. Este aspecto da digitalização traz outro conjunto de desafios para esses indivíduos.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com