Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sextorção: conheça este novo golpe financeiro que envolve sexo

Já ouviu falar em ‘sextorção’? O novo golpe financeiro tem se popularizado e feito vítimas na internet. Saiba mais.

Já ouviu falar em ‘sextorção’? O novo golpe financeiro tem se popularizado e feito diversas vítimas na internet. Por isso, toda atenção é necessária para não se ver caindo na ação dos golpistas.

A estratégia dos criminosos envolve fotos íntimas, ameaças e extorsão. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a ação dos cibercriminosos em mais um tipo de golpe financeiro.

Conheça o novo golpe financeiro apelidado de ‘sextorção’ 

Pessoa com capuz, de costas, em frente a um computador em ambiente escuro
Imagem: Pira25 / Shutterstock.com

Também conhecido como o golpe do nude, o ‘sextorção’ possui diferentes versões, mas sempre com relatos de troca de fotos íntimas e chantagem financeira. Em um caso, um empresário de Itapeva, no interior de São Paulo, caiu no golpe financeiro que se iniciou com uma solicitação no Facebook de uma mulher. Após o contato, ela teria enviado fotos íntimas e pediu que o homem também o fizesse. 

No outro dia, o homem de 58 anos recebeu uma mensagem de um suposto advogado que afirmava que a mulher era uma adolescente de 13 anos e que estaria representando seus pais. A partir daí começou a extorsão – os golpistas pediam que o empresário realizasse transferências em dinheiro sob a ameaça de ser denunciado por pedofilia. O homem, que chegou a passar uma alta quantia, depois entrou em contato com a polícia.

O caso em questão foi julgado no Tribunal de Justiça de São Paulo. De acordo com o Tribunal, não há estatísticas quanto a esse tipo de golpe financeiro. Apesar disso, é possível afirmar a existência de muitos casos que se enquadram na chamada ‘sextorsão’.

Saiba mais sobre a ação dos golpistas 

De acordo com as informações, as vítimas das ações dos golpistas são encontradas nas redes sociais. Muitas vezes, para o momento da extorsão do golpe financeiro, os criminosos se passam por pais de menores, advogados das famílias e até mesmo delegados da polícia.

Veja também:

Concurso público com mais de 1,5 mil vagas prevê salários de até R$ 18 mil

Diante do aumento do registro de casos similares e que podem ser classificados como ‘sextorsão’, a Meta, dona de plataformas como WhatsApp, Facebook e Instagram afirma realizar a remoção de conteúdos sexuais para que o compartilhamento de materiais de menores ou não consensuais sejam realizados.

Imagem: Krakenimages.com / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital