Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Siga essas dicas e JAMAIS caia no golpe do boleto falso

É possível identificar a veracidade dos boletos se atentando a alguns detalhes. Entenda como evitar o golpe do boleto falso

O boleto falso pode chegar através de mensagens via WhatsApp, e-mail ou SMS como uma oferta de quitação de dívida com desconto. Para não efetuar o pagamento de um boleto falso e ser vítima de um golpe, é preciso se atentar a alguns detalhes do documento.

O mundo virtual está cercado de golpistas atrás de vítimas. Um alvo dos criminosos que aplicam fraudes financeiras são as pessoas endividadas que querem sair dessa situação de inadimplência com determinada empresa ou instituição.

Existem algumas maneiras de verificar a autenticidade do boleto. Deste modo, as chances de ser vítima do golpe financeiro do boleto falso são diminuídas. Portanto, entenda, a seguir, como evitar o golpe seguindo os próximos passos.

Identificação no número do banco 

Através do site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), é possível identificar o número do banco do boleto. Este número possui os primeiros dígitos do código de barras do documento. Para isto, acesse esta lista de bancos associados.

No ato dessa identificação, esses primeiros dígitos devem ser comparados aos dígitos que a Febraban diz que é do banco em questão. Caso os dígitos não sejam correspondentes, o boleto pode ser falso. 

Código de barras

Já foi explicado que os primeiros números do código de barras do boleto devem ser idênticos ao código do banco. O número do código de barras na parte inferior e superior do boleto devem ser idênticos. Os últimos números representam o valor a ser pago. 

Além disso, antes de efetuar o pagamento, deve-se ler o código de barras pelo aplicativo do banco. Caso o app não o leia, há o risco do boleto ser falso.

Checagem de todos os dados

Todos os dados do boleto devem ser checados, tanto os seus quanto os do cobrador. Verifique o CNPJ da empresa, tal qual o endereço de sede, atente-se ao fato de que logotipo do boleto é oficial, identifique se existem erros de digitação etc. 

Através do site da Receita Federal, é possível pesquisar o CNPJ da empresa para ver se ela realmente existe. Para isso, basta inserir o número do CNPJ nesta página, confirmar que não é um robô e em seguida clica em “Consultar”. Caso o CNPJ da empresa não exista, o boleto é falso.

Imagem: Kmpzzz / Shutterstock