Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sinal de alerta para as baixas taxas de investimentos no Brasil, confira!

O Brasil está em alerta para enfrentar uma baixa nos investimentos. Quer saber mais? Então confira as informações deste artigo!

O Brasil está vivendo um contexto complexo. Embora seu produto interno bruto (PIB) tenha aumentado 2,9% em 2023, impulsionado principalmente pelo agronegócio, a taxa de investimento, que é destinada à expansão da capacidade produtiva, reduziu intensamente, atingindo os níveis mais baixos desde 2019.

Com um índice atual de 16,5% do PIB, o país está abaixo da média de muitas economias emergentes e muito longe do pico notado nas décadas de 70 e 80 do século XX, quando alcançava 22%. Em outras palavras, estamos retrocedendo.

Baixas taxas de investimentos podem condenar uma nação ao modesto crescimento que tem sido a média no Brasil, além de impedir melhorias nos níveis de produtividade, um fator crucial para o avanço de qualquer país. 

Barreiras para investimentos no Brasil

Homem preocupado ao fundo e um gráfico de investimentos em queda
Imagem: LALAKA / shutterstock.com

No Brasil, o nível de poupança é baixo e a taxa básica de juros é alta, o que acaba desestimulando bons investimentos, especialmente da iniciativa privada.

Ademais, o Estado desempenha um papel significativo na injeção de recursos na economia, o que está longe de ser o ideal. “Enquanto não melhorarmos todas essas áreas, seguiremos com uma taxa de investimento muito pequena,” afirma Felipe Salto, economista-chefe da corretora Warren Investimentos.

Existem várias razões para os baixos níveis de investimentos no Brasil. “A instabilidade política, econômica e até jurídica acaba afugentando empresários e investidores”, explica Claudio Frischtak, economista da consultoria Inter.B. Além disso, o chamado estoque de capital do país – conjunto de ativos acumulados composto por máquinas, equipamentos e construção – está em um nível alarmantemente baixo. 

Projeções futuras para os negócios

O trajeto mais curto para acelerar os níveis de investimento requer a melhoria do ambiente de negócios. Assim, as reformas que foram aprovadas – trabalhista, previdenciária, e mais recentemente, tributária – sinalizam um progresso.

De fato, elas tiveram algum efeito recentemente, onde a taxa de investimento chegou a 19% do PIB no final de 2021. No entanto, efeitos oriundos da pandemia, como inflação alta e subsequente elevação da Selic, a taxa básica de juros da economia, barraram a progressão.

Veja também:

Conta de luz ainda pode subir em 2024 pelo alto custo da geração de energia

Existe a expectativa de que os investimentos voltem a crescer nos próximos anos, em resposta às reformas que foram aprovadas. 

Imagem: SrideeStudio / shutterstock.com