Sonho do dólar virar um moeda digital pode estar chegando ao fim; entenda mais
Entenda o que está em jogo em torno da criação de um ‘dólar digital’ e o que pensa o Federal Reserve, banco central dos EUA
A crescente discussão global sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) atraem a atenção de muitos no setor financeiro. No entanto, um recente desenvolvimento nos Estados Unidos marcou um possível fim para a esperança de um ‘dólar digital’.
Isso porque um projeto de lei aprovado na Câmara dos Representantes propõe a proibição da criação de um dólar digital pelo Federal Reserve, o banco central dos EUA. A seguir, vamos explicar o que está em jogo em torno da criação dessa moeda.
O que diz o projeto que tenta impedir criação do ‘dólar digital’?

Encabeçado pelo deputado Patrick McHenry, presidente do Comitê de Serviços Financeiros, o foco primordial do projeto de lei é a preservação da privacidade dos cidadãos americanos e a proteção do sistema financeiro dos riscos associados às CBDCs.
De acordo com essa legislação, o processo de desenvolvimento de uma CBDC nos EUA precisaria de uma “autorização explícita do Congresso”. Essa medida impediria o Federal Reserve de lançar sua própria moeda digital ou de iniciar programas piloto sem o sinal verde do Congresso.
Veja também:
Donos de cartão de crédito do Bradesco ganham novo serviço GRÁTIS; saiba mais
Além disso, a proposta legislativa é clara quanto às restrições ao monitoramento dos cidadãos. O banco central americano não poderia emitir um dólar digital para varejo com fins de supervisão dos indivíduos. Contudo, apesar da aprovação inicial da lei, sua trajetória permanece incerta. Assim, com a Câmara sob controle republicano e o Senado nas mãos dos democratas, o destino do projeto ainda é desconhecido.
Moeda digital do Banco central dos EUA
Antes desta lei ganhar destaque, o Federal Reserve já havia deixado claro que somente seguiria com o projeto de uma CBDC com a devida autorização tanto do Congresso, quanto do governo Biden. Enquanto isso, estudos sobre a possibilidade de um dólar digital continuam, embora nenhuma proposta concreta tenha sido apresentada pelo governo federal.
Em geral, o debate sobre CBDCs envolve a tecnologia blockchain, frequentemente associada a moedas digitais. Entretanto, a lei proposta parece se distanciar dessa tecnologia, prevendo transferências que não necessitariam da validação de um “livro-caixa comum”.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com