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Sua internet do celular pode ser CORTADA se você não regularizar esta situação

Consumidores em situação de inadimplência podem ter a sua internet cortada caso não regularizem o pagamento. Saiba mais!

Os brasileiros precisam ficar atentos em caso de inadimplência! Pois, o consumidor poderá ter a internet cortada, no caso daqueles que usam contrataram planos de telefonia móvel de forma pós-paga.

Trata-se, portanto, da alteração do regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que passa a permitir esse tipo de conduta das operadoras no país. Saiba mais detalhes sobre essa mudança na sequência.

Anatel permite que clientes tinham internet cortada em caso de inadimplência

Homem olha para o celular e está chocado, com uma mão erguida em sinal de dúvida ou perplexidade com a internet cortada.
Imagem: cookie_studio / Freepik

Diante disso, caso os clientes não pagarem suas contas dos planos pós-pagos de telefonia móvel terão a sua internet cortada, conforme o mencionado. Desse modo, as operadoras podem fazê-lo em após 20 dias de atraso no pagamento da fatura, conforme a Anatel.

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Atualmente, as empresas não tinham permissão de fazer o corte do sinal. Assim, durante o período de inadimplência do consumidor, as operadoras reduziam a velocidade da conexão pelo celular, por exemplo.

Sendo assim, a partir do anúncio dessa nova medida nesta semana, os consumidores devem ficar atentos aos atrasos no pagamento do plano pré-pago. No entanto, a mudança só entra em vigor a partir da publicação da norma no Diário Oficial da União.

Nova medida altera forma de cobrança

Nesse sentido, a regra atual, que diminui a velocidade, mas não causa o corte da internet, permite que as operadoras cobrem o preço cheio do consumidor durante o período que esteve com o pagamento da fatura em atraso.

Contudo, com as alterações da Anatel, em caso de internet cortada, as empresas também devem interromper a tarifação. Ou seja, não podem mais cobrar pelo período do atraso em fatura, visto que não haverá mais a utilização do serviço pelo consumidor inadimplente.

Ademais, apesar do corte no sinal da internet móvel, as operadoras não poderão interromper alguns serviços. Entre eles, estão o recebimento de chamadas e SMS, além da realização de chamadas emergenciais, por exemplo.

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