Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Surpreendente: preço da picanha cai 4,63% e chega a valor muito baixo

O preço da picanha caiu 4,63% e a novidade tem animado o mercado interno e os consumidores. Clique e saiba mais!

O preço da picanha caiu 4,63% e a novidade anima o mercado! Com o fim da suspensão de exportações para a China, a oferta de carne bovina aumentou internamente.

Com muitos meses de alta, a peça se tornou um luxo para os brasileiros! Entretanto, os preços vêm caindo e, em Fortaleza, já se pode encontrar o preço da picanha a partir de R$ 37,99.

Desde o início do ano passado, mês a mês, o quilo da carne já vem ficando mais barata, mas somente agora a baixa começa a ser sentida pelo consumidor final.

Por que o preço da picanha está diminuindo?

Muito disso, se dá pela suspensão temporária das exportações para a China, devido à suspeita de casos de vaca louca. Assim, o que seria direcionado para o mercado exterior, acabou indo para o mercado nacional.

Realizando esta transição, impediu-se que a perda da mercadoria fosse maior, uma vez que não havia nenhuma previsão para a exportação da carne. Desse modo, o aumento na oferta da carne bovina diminuiu os preços, para a felicidade dos consumidores.

E, mesmo com mais mercados para exportar, como Estados Unidos e México, a cotação da carne tem diminuído, além de enfrentar câmbios menos favoráveis. Isso dá espaço para a concorrência interna.

Por que tivemos um período de alta no preço das carnes?

Desde 2017, outros setores do agronegócio mostraram mais rentabilidade do que a pecuária e, assim, os produtores venderam parte do gado e começaram a se utilizar do pasto para outras plantações.

Em 2021, o preço da picanha subiu mais de 17% no IPCA, e em 2022, houve um aumento pouco expressivo (0,5%). Entretanto, o pico dos preços foi durante a pandemia de Covid-19, em que o poder de compra caiu e a exportação para a China aumentou, diminuindo a oferta no mercado interno.

Porém, entre meados de 2022 até agora, o preço tem caído expressivamente, garantindo que a opção bovina volte a ocupar o prato dos brasileiros.

Imagem: Rocha Ribeiro / Shutterstock.com