Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

SUS: Vacina contra a Dengue no Carnaval 2024? Veja como conseguir

O Distrito Federal assegurou que diversos estabelecimentos de saúde estarão em funcionamento durante todo o feriado de carnaval, com mutirão de vacina contra a dengue. Instituições de saúde como hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) vão operar normalmente seus serviços de urgência e emergência para dar suporte a qualquer tipo de ocorrência.

Adicionalmente, os indivíduos que estiverem com sintomas de dengue poderão procurar atendimento em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nove tendas de hidratação, além do Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira. No sábado, outras 38 UBSs também estarão em funcionamento das 7h às 12h.

Vacinação contra a Dengue e Serviços Interrompidos

A população infantil de 10 e 11 anos também terá a opção de receber a vacina contra a dengue durante os quatro dias do feriado. Contudo, os serviços que normalmente são interrompidos no fim de semana e nas segundas e terças-feiras só serão retomados na manhã de quarta-feira.

A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) manterá o atendimento normal ao longo de todo o feriado. Além disso, no sábado (10), 38 unidades Unidades Básicas de Saúde abrirão das 7h às 12h. Outras dez unidades manterão o funcionamento de sábado a terça-feira, das 7h às 19h. Na quarta-feira, todas as 176 UBSs retomarão o atendimento normal a partir das 7h.

Atendimento 24 horas no HCAMP e Farmácias de Alto Custo

O Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP) proporcionará atendimento exclusivo 24 horas para pacientes com sintomas de dengue. As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), conhecidas popularmente como “Farmácias de Alto Custo”, prestarão serviço normalmente até sábado (10), das 7h às 12h, encerrando as atividades no domingo (11), segunda-feira (12) e terça-feira (13) e retomando o atendimento na quarta-feira, no horário habitual, das 7h às 19h.

Por fim, vale ressaltar que os ambulatórios e policlínicas não terão atendimento disponível de sábado a terça-feira, retomando as atividades normalmente na quarta-feira. A Secretaria de Saúde endossa a importância do uso consciente dos serviços de saúde disponíveis à população durante o feriado de carnaval.

Epidemia de Dengue no DF: Uma batalha em busca de soluções

O Distrito Federal enfrenta uma grave epidemia de dengue em 2024. Já foram registrados mais de 47 mil casos prováveis e 11 mortes, um aumento alarmante em comparação com o ano anterior. O governador Ibaneis Rocha reconhece a gravidade da situação: “Estamos em estado de guerra contra a dengue”, declarou recentemente.

Medidas para conter a epidemia:

  • Combate ao mosquito Aedes aegypti: A principal medida para conter a epidemia é o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A Secretaria de Saúde intensificou as ações de fumacê, nebulização e bloqueio de criadouros.
  • Mobilização da população: O governo também tem mobilizado a população para eliminar os criadouros do mosquito. “Cada um de nós precisa fazer a sua parte”, alertou o governador Ibaneis.
  • Ampliação da capacidade hospitalar: A Secretaria de Saúde também está ampliando a capacidade hospitalar para atender o crescente número de casos de dengue. “Estamos trabalhando para garantir que todos os pacientes recebam o atendimento necessário”, afirmou o governador.

Imagem: Freepik