Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Talvez você possa receber uma bolada do Banco do Brasil e nem sabia; confira

Descubra como servidores públicos que ingressaram antes de 1988 podem ter dinheiro do Pasep no Banco do Brasil!

Você talvez tenha um dinheiro no Banco do Brasil e não sabe. Isso porque a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aponta que servidores públicos que ingressaram no serviço antes de 4 de outubro de 1988 podem ter direito a ressarcimentos.

Sendo assim, este dinheiro seria referente a suas contas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). O julgamento considerou que o Banco do Brasil, instituição responsável pelo PASEP, não repassou os valores corretos aos titulares das contas vinculadas ao programa.

Dinheiro no Banco do Brasil

Fachada de uma agência do Banco do Brasil
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Além de reconhecer o direito ao ressarcimento, a decisão do STJ também estabelece a legitimidade passiva do Banco do Brasil na causa, isso significa que o banco é responsável por eventuais falhas na prestação de serviços relacionados ao PASEP.

Veja também:

Craque Campeão do Mundo Tem Casa Penhorada! Veja o Motivo!

Há, ainda, a possibilidade de solicitar o ressarcimento por danos morais e danos materiais. Assim, a ação tem o prazo prescricional decenal – ou seja, de dez anos –, a contar do momento em que o titular toma ciência dos desfalques realizados na conta. As duas ações que pautaram o julgamento foram o Recurso Especial (Resp) 1895936/TO e a Apelação/Remessa Necessária (Aresp) 1895936/SP.

Como solicitar o ressarcimento do PASEP?

O titular da conta que se enquadra nessa situação pode solicitar o ressarcimento do PASEP seguindo alguns passos:

  1. Solicite a microfilmagem do extrato do PASEP: Pode-se realizar esse pedido na agência do Banco do Brasil ou pelos canais eletrônicos do banco;
  2. Obtenha as microfilmagens referentes aos anos de 1988 a 1999: Esses documentos servirão para comprovar saques, desfalques e falhas no serviço prestado pelo banco;
  3. Use uma planilha de cálculo: Com essa ferramenta, o titular pode dar entrada no processo de ressarcimento do PASEP. Desse modo, pode-se iniciar o processo pessoalmente ou por meio de um advogado.

Relembrando, deve-se solicitar o ressarcimento do PASEP em até dez anos a partir do momento em que o titular verificar as perdas em sua conta. Portanto, é recomendável que se procure uma agência do Banco do Brasil o quanto antes para verificar a situação.

Imagem: JERO SenneGs / shutterstock.com