Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tarifa de embarque é reduzida em 6 aeroportos do país

Na última quinta-feira (1º), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, a partir de 1º de janeiro, as tarifas aeroportuárias de seis aeroportos brasileiros ficarão mais baratas. Assim, as novas tarifas passarão a valer para os aeroportos Brasília, Confins (MG), Galeão (RJ), Guarulhos e Viracopos (SP) e São Gonçalo do Amarante (RN).

Portanto, a redução se baseia na legislação sancionada em junho. “A Lei do Voo Simples promoveu a extinção das contribuições correspondentes ao antigo ATAERO para nivelar as condições de concorrência e dar tratamento adequado aos aeroportos que têm tarifas mais altas por causa de uma tributação já extinta”, informou a Anac em comunicado à imprensa.

Redução nas tarifas

Em síntese, as tarifas aeroportuárias são valores cobrados pelas concessionárias dos terminais pelas companhias aéreas, ao operador da aeronave ou ao passageiro.

Dessa forma, os aeroportos Galeão, Guarulhos, Viracopos, Confins e Brasília tiveram redução de cerca de 26% das tarifas de embarque doméstico e internacional. Já em São Gonçalo do Amarante a redução foi de aproximadamente 18%.

Novo passaporte

Para além disso, o novo passaporte lançado este ano apresenta uma nova estilização da bandeira nacional, com páginas numeradas e também maior quantidade de marcas d’água, que antes eram apenas uma e agora são 13 ilustrações diferentes. As imagens fazem referência à flora e a fauna dos mais importantes biomas do Brasil.

“Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes. A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, afirmou Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o governo federal, o novo passaporte continuará valendo por dez anos e conta com tecnologia antifraude. Dessa forma, o valor cobrado para a emissão do documento não foi alterado e continua sendo R$ 257,25.

Imagem: BW Press/shutterstock.com