Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Taxista pode ser Uber?

Saiba se os taxistas podem fazer parte da empresa de transporte individual Uber e confira as novidades sobre o assunto.

Hoje em dia ser motorista de aplicativo da Uber ou da 99 é cada vez mais comum e recentemente algumas novidades a respeito da profissão têm surgido. Assim, a Uber informou a seus colaboradores que vai acrescentar no sistema uma possibilidade de motoristas de táxi se filiarem ao app.

Desse modo, quem é taxista e estava passando por momentos de baixa desde que a modalidade por aplicativo surgiu, terá a opção de se filiar à Uber. Vale destacar que essa possibilidade já existia em São Paulo, e deve chegar a Belo Horizonte em breve.

Apesar da novidade ser benéfica para alguns, diversos parceiros do aplicativo não gostaram da notícia.  

Detalhes da novidade da Uber

É importante destacar que o vereador Wesley Moreira (PP) citou a ação na Câmara dos Vereadores de BH. Em sua fala, ele comenta que soube da novidade por meio dos motoristas, que o procuraram indignados com a situação. 

A indignação dos parceiros da Uber se dá porque, de acordo com a entrevista do vereador ao Estado de Minas, o valor do Uber-Taxi seria similar ao do Uber Black. Ou seja, motoristas que investiram valores altos para rodar na categoria Black, visando obter uma renda mais robusta, sentiram-se desvalorizados e injustiçados, porque a nova possibilidade pode acabar diminuindo suas corridas.

Além disso, outro ponto destacado foram as vantagens que os taxistas vão ganhar com a novidade. Isso porque esses profissionais obtêm descontos na compra de carros, pontos de descanso e vagas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros.

Dessa forma, os motoristas de Uber acharam a medida desigual, visto que eles podem acabar bastante prejudicados. 

Os taxistas vão aderir? 

Diante da delicada situação, o sindicato dos Taxistas declarou repúdio às ações da Uber e orientou que os profissionais não se filiem ao app. Ainda de acordo com o jornal Estado de Minas, o presidente do sindicato acha a decisão de se juntar à Uber incoerente, visto que o app fez muitos trabalhadores perderem “casas e renda”.

Ele ainda salientou que há outras opções de aplicativo que recebem os profissionais de forma acolhedora. 

Quando a medida passa a valer? 

Os taxistas já estão ansiosos para ter mais informações sobre a data de lançamento da novidade da Uber. Contudo, de acordo com o Estado de Minas, que entrou em contato com a empresa, ainda não há uma data de implementação da medida.  

Imagem: Alf Ribeiro/ Shutterstock