Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tem score alto e não consegue financiamento? Entenda o motivo

Tem score de crédito alto e ainda assim o financiamento é negado? Entenda os três motivos que podem influenciar a aprovação!

O Serasa Score é uma ferramenta usada por inúmeras empresas para avaliar o risco de crédito de um consumidor. Entretanto, mesmo com um score alto, algumas pessoas encontram dificuldades para conseguir financiamentos.

Isso ocorre porque, além do score, as financeiras levam em consideração outros fatores antes de liberar o crédito aos clientes. Esta análise divide-se em três pontos importantes: política interna da empresa, histórico de relacionamento e valor do financiamento. Entenda mais a seguir!

Entenda por que mesmo com score alto você não consegue financiamento

Score alto para conseguir financiamento de carro
Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com

Política interna da empresa

Em primeiro lugar, é preciso observar que cada empresa tem seus próprios critérios internos para liberar crédito, o que influencia diretamente na aprovação ou não do empréstimo.

Além disso, a política interna das corporações também pode mudar de acordo com o cenário econômico. Ou seja, em períodos de instabilidade financeira, por exemplo, algumas organizações podem se tornar mais restritivas na liberação de crédito.

Histórico de relacionamento com a empresa

Outro fator considerado na liberação de crédito é o histórico de relacionamento entre o cliente e a empresa. Devedores antigos ou clientes que negativaram o nome recentemente podem enfrentar mais obstáculos para conseguir financiamentos, mesmo com um score elevado.

Assim, mesmo que uma dívida tenha mais de cinco anos e não afete mais a pontuação de crédito, ela ainda existe nos registros da empresa, podendo afetar a negociação.

Valor do financiamento

O valor solicitado de financiamento também interfere diretamente na aprovação do crédito. Mesmo com um score alto, é inviável que uma empresa aprove um financiamento que extrapole a capacidade financeira do cliente. Por exemplo, uma pessoa com renda mensal de R$3.000 dificilmente terá aprovado um crédito para financiar um veículo de luxo, mesmo com uma excelente pontuação.

Portanto, apesar do score ser um importante indicador de crédito, outros fatores são levados em consideração pelas empresas no momento de conceder um financiamento.

Veja também:

Score baixou mesmo pagando tudo em dia? Entenda o motivo

Em suma, isso reforça a necessidade de manter um histórico de crédito positivo, respeitar a capacidade de endividamento e manter um bom relacionamento com as instituições financeiras.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital