Tempo de concessão de benefícios do INSS cai para 44 dias; saiba mais
Descubra como o INSS reduziu o tempo de concessão de benefícios para apenas 44 dias, trazendo vantagens para os segurados!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) demonstrou avanço ao reduzir o tempo médio de espera para a concessão de benefícios. Entre eles, estão aposentadorias, pensões e salários-maternidade. As informações foram divulgadas no Portal de Transparência Previdenciária.
Dessa forma, em março, a média de processamento desses benefícios agora é de 44 dias, representando uma melhoria considerável em relação aos 79 dias registrados em dezembro de 2022. Continue a leitura para mais informações!
Quais foram as estratégias para agilizar a concessão de benefícios do INSS?
Entre as ações implementadas para diminuir o tempo de espera dos requerentes dos benefícios do INSS, destaca-se a adoção do Atestmed. Trata-se, portanto, de um sistema que permite o envio virtual de laudos e atestados, eliminando a necessidade de perícia presencial . Ainda, há a disponibilidade de entrega de documentos em agências da Previdência Social.
Além disso, também houve a organização de mutirões de atendimento para acelerar a análise de pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência.
Por que essa redução é relevante?
Além de oferecer mais eficiência e agilidade no atendimento à população, a redução do Tempo Médio de Concessão (TMC) de benefícios do INSS alivia os cofres públicos. Isso acontece porque o INSS tem a obrigação de compensar os segurados por atrasos que ultrapassem o prazo legal de 45 dias estabelecido pela legislação previdenciária.
Assim, a melhoria nos processos gera benefícios tanto para os cidadãos quanto para a gestão dos recursos públicos.
O que disse o presidente do órgão?
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, salientou a necessidade de incluir todos os pedidos de benefícios no cálculo do TMC, exceto os que dependem da ação do segurado. Isso é crucial para manter a média dentro do limite ideal.
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Assim, a evolução na gestão dos processos vem ao encontro das expectativas e necessidades dos beneficiários. Logo, isso deve representar um avanço na qualidade do serviço público prestado à sociedade.
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