Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tesouro Direto contará com novidades para mulheres já em janeiro

Em 2024, Tesouro Nacional lança investimento voltado para mulheres. Entenda tudo sobre as novidades no Tesouro Direto!

Novidade no Tesouro Direto! A Secretaria do Tesouro Nacional anunciou que vai lançar uma nova modalidade de investimento voltada para o público feminino no início de 2024. Essa novidade surge quase um ano após o lançamento do RendA+, título público criado para complementar a aposentadoria.

O objetivo é corrigir a disparidade de gênero no mundo dos investimentos, onde a participação masculina ainda supera largamente a feminina.

O secretário Rogério Ceron revelou essa intenção numa entrevista ao Valor Investe. No entanto, ainda não foram divulgados os detalhes sobre a rentabilidade do novo produto. A saber, a especulação nos bastidores aponta para um papel atrelado ao IPCA.

Um ano de inovações no Tesouro Direto

Silhueta de uma mão segurando um celular. O celular exibe a logo do Tesouro Direto, assim como uma tela, que está atrás
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

O sistema Tesouro Direto testemunhou várias inovações em 2023. Além do lançamento de novos produtos, como o RendA+ para aposentadoria e o Educa+ para educação de crianças, a plataforma também incorporou o Pix como meio de pagamento. Além disso, passou a realizar sorteios de prêmios para investidores.

Veja também:

Banco do Brasil vai pagar R$ 4.369,45: confira se o seu CPF está na lista

Nesse sentido, a decisão de lançar um produto de investimento voltado para as mulheres resulta da análise da Secretaria do Tesouro Nacional. Em novembro de 2023, os investimentos feitos por mulheres no Tesouro Direto, independentemente da modalidade, não chegava a 30%. Desse modo, o volume investido por homens foi, em todos os meses de 2023, mais que o dobro do valor investido por mulheres.

“Essa desigualdade de gênero é normal no mundo dos investimentos como um todo, em especial para as mães, e é sabido que a raiz disso está nas questões sociais, pela dificuldade que elas têm para buscar a independência financeira. É nisso que vamos focar, apoiando essa agenda no mês que vem”, afirmou Ceron.

O futuro do Tesouro Direto

Em termos de planos futuros, o secretário declarou que novas ações voltadas para públicos específicos terão divulgação ao longo de 2024, seguindo a linha dos produtos RendA+ e Educa+ lançados em 2023.

“Esse foi um ano transformador para o Tesouro Direto, mas temos tudo para preparar um caminho maior em 2024. Nós criamos as condições para que, no próximo ano, a gente consiga atingir mais pessoas. A ideia é transcender esse discurso da aplicação financeira e trazer questões mais nobres do ponto de vista da sociedade.”, declarou Ceron.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com