Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tesouro Selic: entenda como funciona e como investir

Saiba mais informações sobre o Tesouro Selic em relação ao seu funcionamento e como fazer uma aplicação nessa modalidade.

Uma das formas mais recomendadas de investimento é o Tesouro Selic. Dessa forma, essa é uma das formas mais indicadas para quem deseja fazer uma reserva de dinheiro para quitar dívidas ou para gastos inesperados, por exemplo.

Contudo, apesar as suas vantagens e segurança, muitas pessoas ainda não sabem como investir no Tesouro Selic. Portanto, saiba na sequência mais informações sobre seu funcionamento e o procedimento a ser feito!

Como funciona o Tesouro Selic?

Tecidos em verde e amarelo ao fundo, com cubos de madeira que formam a palavra Selic.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Em suma, o investidor empresta seu dinheiro para o governo por meio do Tesouro Selic, que é uma forma de renda fixa. O governo utiliza esses recursos para financiar gastos e investimentos, e, em contrapartida, o investidor recebe os valores corrigidos por uma taxa definida no momento da aplicação, durante um determinado período.

Veja também:

Como o seguro viagem do Itaú funciona? Vale a pena?

Sendo assim, essa é uma opção acessível e democrática, especialmente para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

Ainda, existem duas diferentes formas de investir nessa opção. Uma delas é através de instituições financeiras (bancos ou corretoras de valores), enquanto a outra opção permite investir diretamente na plataforma do Tesouro Direto.

Como investir, afinal?

Para realizar a aplicação via instituição financeira, primeiramente, é necessário a criação de uma conta em um banco ou corretora de valores que ofereça acesso aos títulos públicos. Com a conta ativa, dentro do próprio aplicativo da instituição, na aba “renda fixa”, é possível encontrar o Tesouro Direto, e posteriormente o Tesouro Selic.

No que se refere à modalidade de investimento diretamente pelo site do Tesouro Direto, esta é uma opção mais recente no mercado. Assim, o investidor deve acessar a plataforma utilizando a conta gov.br, selecionar o título e a instituição financeira, proceder com o envio do PIX e confirmar o investimento.

Por fim, vale ressaltar que, independentemente do método de investimento escolhido, o investidor só pode realizar suas operações dentro do horário de funcionamento do mercado financeiro, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h. Fora desse período, a plataforma se encontra indisponível para a realização de investimentos ou solicitações de resgate.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com