Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Teve pedido negado pelo INSS? Saiba como reverter

Muitos cidadãos já tiveram um pedido de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte (entre outros) negado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Contudo, diferente do que pensam, é possível reverter a situação.  

Dessa forma, primeiro é necessário entender o motivo pelo qual o pedido não foi aceito para procurar solucionar o problema. 

O resultado do pedido é informado ao cidadão por meio do Comunicado de Decisão, disponível no site ou aplicativo Meu INSS. 

É provável que você também goste:

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar valores do 13º salário

INSS: confira como emitir a Guia da Previdência Social pela internet

Possíveis causas de pedido negado pelo INSS

Se você teve algum pedido de benefício do INSS negado, saiba que algumas causas são mais comuns para um resultado diferente do esperado. 

Entre elas está o resultado da perícia do Instituto, usada em casos de auxílio-doença. Muitas vezes, os peritos entendem que o cidadão possui condições de retornar ao trabalho e não autorizam o pedido de benefício por não reconhecer a incapacidade.

Por outro lado, em casos de aposentadoria, é mais comum ter o pedido recusado quando o trabalhador não cumpriu o tempo necessário de contribuições ou ainda não atingiu a idade mínima exigida. 

Sendo assim, caso tenha seu benefício negado após receber o comunicado do INSS, você pode abrir um pedido de recurso no portal da instituição dentro de 30 dias. 

O pedido pode ser feito através do aplicativo Meu INSS ou em uma agência do Instituto. O prazo para julgar o pedido é de 85 dias, porém, infelizmente, é comum demorar um pouco mais do que isso.

Saiba que, antes de tudo, é importante entender o problema e ter a certeza de que tem direito ao benefício. Assim, caso esteja elegível para receber o benefício, você pode precisar da ajuda de um advogado ou especialista. 

Outra forma de recorrer da decisão do instituto é entrar com uma ação na Justiça por conta própria. De qualquer forma, será necessário reunir todos os documentos que comprovem que você tem mesmo direito a um benefício do INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vadym Pastukh / Shutterstock.com