Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TikTok foi banido nos EUA? Entenda o que pode ocorrer no Brasil

Entenda as repercussões do banimento do TikTok nos EUA e como isso pode impactar o cenário brasileiro da rede social.

Na última quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou uma legislação que pode resultar em um banimento significativo do aplicativo TikTok. A medida só terá efeito se a empresa chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, não encontrar um comprador americano nos próximos 270 dias. Este prazo pode ser estendido por mais 90 dias, o que dá ao TikTok aproximadamente um ano para resolver a situação.

A decisão de possível banimento não surge de repente. A questão de segurança nacional está no cerne da discussão: há uma crescente preocupação de que dados sensíveis dos usuários americanos possam ser acessados pelo governo chinês. Desde 2020, essa tem sido uma área de preocupação para o governo dos EUA, tendo sido uma das bandeiras do ex-presidente Donald Trump durante seu mandato.

Como o TikTok está se defendendo?

  • Projeto Texas: Em resposta às crescentes pressões, a ByteDance iniciou o Projeto Texas, onde dados de usuários americanos são processados em servidores nos EUA, em colaboração com a Oracle. Este projeto alega garantir a proteção dos dados contra interferências externas.
  • Iniciativas de confiança: Em um movimento para fortalecer a confiança, o CEO da TikTok, Shou Chew, anunciou um investimento de US$ 2 bilhões em programas de confiança e segurança para o ano de 2024, focando especialmente na segurança dos usuários adolescentes.
  • Comunicação direta: Utilizando sua própria plataforma, Chew assegurou aos usuários que o TikTok “não vai a lugar algum”. Enfatizando uma luta contínua nos tribunais para assegurar sua operação nos EUA.
Dedo clicando sobre logotipo do TikTok
Imagem: Ascannio / Shutterstock.com

Caso o banimento seja efetivado, aproximadamente 170 milhões de usuários nos EUA seriam diretamente afetados. A exclusão do TikTok das principais lojas de aplicativos como Google Play e App Store limitaria drasticamente o acesso ao aplicativo. Afetando não apenas usuários e criadores de conteúdo que dependem da plataforma para renda e visibilidade.

Reação internacional e futuras implicações

Assim, a medida dos EUA poderia desencadear uma resposta em cadeia em outras nações, especialmente aquelas preocupadas com questões de segurança nacional ligadas à tecnologia. Contudo, a situação no Brasil e em outros países do BRICS permanece diferente. Com menores chances de um banimento similar devido a relações diplomáticas mais fortalecidas com a China.

Veja também:

Restituição do Imposto de Renda: quem serão os primeiros beneficiados?

Enquanto o futuro do TikTok nos EUA permanece incerto, a questão realça uma complexa teia de geopolítica. Além da egurança cibernética e os limites da privacidade no mundo digital moderno. Com o apoio vocal de figuras como Elon Musk e a mudança de postura de Donald Trump, o debate sobre liberdade de expressão e controle governamental sobre plataformas de mídia social promete ser longo e complicado.

Imagem: Siker Stock/ Shutterstock