Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja 3 jeitos de financiar um carro com facilidade

Financiamento de veículos: confira 3 tipos de linha de crédito existentes para conseguir o carro próprio e veja qual vale mais a pena.

Financiar um carro pode ser o sonho de muita gente, mas existem muitas coisas que você precisa saber antes de dar esse passo tão importante.

Na hora de comprar um novo automóvel, existem diferentes tipos de financiamento que você pode escolher. Cada um deles tem características e regras próprias, por isso saber mais sobre o tema é o ideal para que você escolha aquela opção que faça sentido para o seu bolso.

Então, para saber mais sobre como financiar um veículo, confira a seguir!

O que é financiamento bancário?

Assim, o primeiro ponto é entender do que se trata um financiamento. Basicamente, o financiamento funciona como um empréstimo. Nele, o consumidor escolhe uma instituição ou banco e, caso ele aprove a solicitação, é emprestado um determinado valor. Com isso, o valor é usado para comprar algo, como no caso do automóvel, sendo devolvido em parcelas, com o acréscimo de juros.

E como funciona o financiamento de veículos? A resposta é que tudo depende da modalidade escolhida. Em geral, existem três tipos principais de financiamento: o crédito direto ao consumidor; o consórcio e o leasing. A seguir, saiba um pouco mais sobre cada um deles.

3 formas de financiar seu carro

1. Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O primeiro tipo de financiamento é o CDC, uma das formas mais populares de crédito. Apenas em setembro de 2022, segundo dados da B3, foram 392 mil veículos financiados por essa categoria. Isso representa um total de 83,2% de todo o setor.

Desse modo, você recebe um empréstimo da instituição financeira, geralmente pagando um valor de entrada. O restante é dividido em parcelas iguais, com uma taxa de juros acrescida.

O que muda é que, nessa modalidade, você tem posse do veículo desde a liberação do financiamento, mas ele está alienado ao banco, o que significa que você não pode negociar o veículo até que pague toda a dívida.

2. Consórcio

A segunda forma mais popular no financiamento de veículos é o consórcio. Ele representa 15,9% das negociações do setor em setembro de 2022. A principal diferença do consórcio em relação ao CDC é que, no consórcio, quem pede o empréstimo faz parte de um grupo composto por ele e outras pessoas interessadas.

Quem administra esse grupo é uma empresa, que recebe os pagamentos das prestações todos os meses. O valor total do veículo é diluído ao longo de um prazo, em geral entre 48 a 60 meses.

Diferentemente do que acontece no CDC, nesse caso, o valor das parcelas pode mudar com o tempo. Isso acontece de acordo com a valorização ou não do bem em questão.

Para ter o veículo em mãos, você ou participa de um sorteio ou faz um lance sobre o valor devido. Os dois eventos acontecem com frequência, em geral mensalmente. No primeiro caso você conta com a sorte e no segundo precisa ter dado o maior lance. Esse processo se repete todos os meses, até que todo o grupo seja contemplado.

3. Leasing

Por fim, existe o leasing, uma modalidade de financiamento não tão popular, mas com diversas vantagens. Nesse caso, estamos falando mais de uma locação do que de um empréstimo.

Funciona assim: você paga parcelas menores do que as de um financiamento convencional e tem a posse do carro desde o momento em que o contrato é assinado.

Porém, o veículo fica em nome da empresa de leasing. Após o fim do contrato, você pode escolher uma das opções: devolver o carro, pagar o valor restante para transferir o carro para si ou renovar o contrato e retirar um novo veículo.

Imagem: FotoYakov / Shutterstock.com