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Top 10 planos de saúde com mais reclamações do Brasil; veja

Índice revela ranking dos planos de saúde que mais recebem reclamações no país. Confira os 10 planos mais citados

De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), somente nos últimos cinco anos, o número de reclamações contra planos de saúde mais do que dobrou. Os dados fazem parte do Índice Geral de Reclamação, o IGR.

O IGR foi criado justamente com a intenção de medir o grau de satisfação dos usuários dos planos de saúde. Assim, siga a leitura para saber mais sobre os serviços.

Planos de saúde com mais reclamações no país

De acordo com as informações da própria instituição, o índice leva em conta o número de usuários dos planos e o percentual de reclamações contra a prestadora de serviços. No ano de 2018, quando foi criado, a insatisfação dos usuários com os planos de saúde marcava 15,5.

No entanto, já em 2022, o número havia mais que dobrado, marcando 37. Atualmente, somente nos quatro primeiros meses de 2023, a insatisfação subiu para 44,8.

Portanto, com base na apuração do IGR, estes são os planos de saúde com mais reclamações na ANS em abril:

  1. Unimed-Rio – 159*
  2. São Cristóvão Saúde – 145
  3. Notre Dame – 111
  4. Bradesco Saúde – 102
  5. Golden Cross – 94
  6. SulAmérica – 86
  7. Unimed São Gonçalo – 72
  8. Bio Saúde – 69 
  9. Unimed Grande Florianópolis – 66
  10. Unimed Goiânia – 65

*IGR representando a insatisfação dos usuários.

Entenda as reclamações 

Os números apontam uma crescente no índice de reclamações referentes aos planos de saúde. Apesar disso, para Marcos Novais, superintendente-executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde, em comparação com o volume total de atendimentos, são ainda poucas reclamações. 

Ademais, Novais destaca que no país existem 50 milhões de usuários de planos e, anualmente, são cobertos 1,5 bilhão de procedimentos. Para ele, “cada reclamação importa”, mas é pouco se comparado com o número de atendimentos.

Ainda na tentativa de justificar o crescimento das reclamações, o superintendente afirma que o volume está relacionado a fraudes e que os reclamantes são, na verdade, as clínicas, na tentativa de acelerar os reembolsos.

Imagem: Billion Photos/ Shutterstock.com