Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Trabalhadores com pressão alta possuem direito a auxílios do INSS?

A condição atinge 30% da população brasileira adulta, assim afirma a Pesquisa Nacional de Saúde Pública. Considerando o número de pessoas nessa condição, alguns se questionam se o INSS oferece algum benefício para os hipertensos.

Deixando claro que a pressão é considerada alta quando os valores de medição ficam iguais ou maiores que 14 por 9, e quando a pressão está dentro desses valores é possível perceber os seguintes sintomas: zumbido no ouvido, tonturas, fraqueza, sangramento nasal, visão embaçada, dores no peito e de cabeça.

Há cura?

A hipertensão arterial, que é popularmente chamada de pressão alta, trata-se da força do sangue, na tentativa de circular por todo corpo, contra as paredes arteriais. Não há evidências de cura, apenas tratamento e através dele a pressão pode ser controlada com facilidade.

O mais usual é o tratamento com remédios que agem sobre o sistema renal e cardiovascular, mas não basta contar com os medicamentos, também se faz necessário melhorar o estilo de vida, pois um estilo saudável traz inúmeras melhoras para os que sofrem dessa condição.

Para ter melhoras no estilo de vida deve se considerar:

  • se alimentar considerando manter o peso saudável;
  • eliminar a ingestão de alimentos gordurosos;
  • consumir sal de forma moderada;
  • parcimônia no consumo de bebidas alcoólicas;
  • não fumar;
  • ser constante na prática de atividades físicas.

Hipertensão é garantia de auxílio?

Não se pode afirmar que um hipertenso consiga um auxílio federal, afinal a doença gera baixo impacto sobre as atividades laborais do indivíduo, no caso de impactar de forma grave o INSS avalia a entrega de um benefício.

Dentre as várias complicações que a pressão alta pode vir a apresentar podemos apontar: aneurisma, angina de peito, insuficiências renais e cardíacas, AVC, demência, infartos e lesões tanto nas artérias com nas retinas.

Imagem: iStock / Getty