Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Transações pelo WhatsApp fazem sucesso e crescem 500%

Entenda os motivos que levaram as transações pelo WhatsApp crescerem tanto e como isso repercute no uso dos aparelhos móveis. Saiba mais!

Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou a pesquisa Tecnologia Bancária. Entre os dados do documento, um dos destaques ficou por conta do aumento considerável nas transações pelo WhatsApp.

Conforme o levantamento, o número teve um crescimento acima de 500% entre os anos de 2021 e 2022. Inclusive, entre as formas de realizar esse tipo de negociação, o Pix foi a forma preferida entre os usuários do aplicativo de mensagens.

Todavia, ainda que as transações pelo WhatsApp tenham tido um aumento considerável, os números totais são considerados baixos, quando analisado o total de transações por aparelhos móveis. Nesse sentido, a Febraban apresentou alguns dados que auxiliam no entendimento. Entenda!

Aumento nas transações pelo WhatsApp

De acordo com os dados da Febraban, o número de transações pelo WhatsApp teve uma alta de 513% entre 2021 e 2022. Assim, esse tipo de negociação representou 56,2 milhões de negociações ano passado, frente as 8,9 milhões de transações em 2021.

Além disso, o documento aponta que, entre as transações pelo WhatsApp, o Pix, por movimentações financeiras, foi o principal destaque, representando 37% do total. Em seguida, apareceram as seguintes formas:

  • 29% – Negociações de dívidas;
  • 24% – Consultas por extrato;
  • 10% – Consulta do cartão de crédito.

Ainda, a pesquisa traz que 50% dos bancos que participaram do levantamento indicam as transações pelo WhatsApp como um recurso disponível aos seus clientes. Contudo, mesmo com a alta, os números gerais são considerados baixos.

Crescimento de transações por aparelhos móveis

Em meio ao crescimento da popularidade da plataforma de mensagens, o Febraban também destacou que houve uma alta na utilização de aparelhos móveis para negociações financeiras. Segundo o banco, esse indicador cresceu 54% na relação entre 2021 e 2022.

Portanto, o número de transações realizadas por celulares, tablets e outros aparelhos móveis, chegou a casa dos 107 bilhões em 2022. Ou seja, o aumento das transações pelo WhatsApp faz parte de um cenário de alta desse tipo de recurso.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com