Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tudo o que sabemos sobre a liberação do consignado do Auxílio Brasil

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi recentemente aprovado e deve ser liberado no próximo mês de setembro, de acordo com informações do Ministério da Cidadania. Ainda não há data oficial. Atualmente, são mais de 20 milhões de famílias que poderão solicitar o consignado. 

Ainda faltam algumas normas de regulamentação para que os cidadãos possam ter acesso ao crédito

Algumas instituições financeiras oferecem o pré-cadastro, para que quando seja liberado de fato, os brasileiros já tenham acesso. 

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil 

Uma das regras já publicadas sobre o empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil é o desconto de até 40% sobre o valor da parcela do benefício. Os juros serão definidos pelas próprias instituições financeiras. 

As demais regras de funcionamento serão publicadas no início do mês de setembro. 

Quem tem direito ao empréstimo consignado? 

O empréstimo pode ser solicitado por todos os brasileiros que integram o programa Auxílio Brasil. Ou seja, famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, com renda mensal per capita de R$ 105 a R$ 210. 

Instituições financeiras que oferecerão o empréstimo consignado 

Os maiores bancos, como Bradesco, Santander, Nubank, Itaú e BMG já anunciaram que não oferecerão o serviço aos beneficiários do Auxílio Brasil. As exceções são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

No entanto, segundo o Ministério da Cidadania, 17 instituições financeiras foram homologadas para oferecer o crédito consignado. A lista oficial ainda não foi divulgada. 

Críticas ao empréstimo consignado 

Desde que o tema do empréstimo consignado entrou em pauta, muitas críticas foram feitas em relação a ele. Analistas e economistas, apontam como principal problemática o público a quem se destina esse empréstimo, uma vez que são famílias em situação vulnerável, o que pode piorar ainda mais o cenário. 

Com o comprometimento do valor do Auxílio Brasil, muitas famílias podem encontrar problemas na hora de pagar despesas essenciais como água, luz, gás, dentre outras. Além disso, como as taxas de juros serão definidas pelos próprios bancos, há risco de alíquotas abusivas, fora do patamar do mercado. 

As instituições que já ofereceram as simulações para o consignado do Auxílio Brasil tem como juros um percentual de 4,96% em média, o que significa 79,17% ao ano. 

Outro ponto importante, é a impossibilidade de renegociação de dívidas. No caso do crédito consignado, o valor do empréstimo é descontado automaticamente. Ou seja, o cidadão não tem a oportunidade de renegociar conforme a sua situação econômica. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com