Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TV por assinatura ou serviço de streaming: veja as vantagens e desvantagens de cada um

Com as duas opções oferecidas no mercado do entretenimento, é importante conhecer as melhorias e problemas de cada serviço. Veja a seguir!

A TV por assinatura dominou o mercado de entretenimento, por muito tempo, de forma soberana. Com a oferta maior e variedade de canais e programas, o serviço conquistou muitos consumidores, que visavam uma nova forma de consumir alternativa à TV aberta.

Na última década, o cenário vem sofrendo modificações. Os serviços de streaming chegaram no país, marcando uma revolução no setor de entretenimento televisivo. Mesmo após alguns anos com as plataformas virtuais disponíveis, os clientes ainda têm dúvidas quanto às vantagens e desvantagens dos produtos.

Assinatura de TV

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foram registrados 11,5 milhões de acessos a TVs por assinatura, em maio de 2023. A marca é menor do que a de abril, em que houve o registro de 11,8 milhões de acessos.

O produto é ofertado por empresas especializadas na área e por operadoras. Os principais são a SKY, Net e Claro TV. Eles possibilitam ao assinante o acesso a uma variedade de filmes, séries, notícias, documentários e eventos esportivos. Assim, o cliente tem mais opções do que a TV aberta, além de canais premium, que contêm mais qualidade de som e imagem. No entanto, o custo deles é alto.

Além da mensalidade, a instalação, aluguel de equipamentos e serviços adicionais aumentam o valor da assinatura. O processo de cancelamento tem vários impedimentos, por conta dos contratos de longos períodos. Ademais, as programações têm horário fixo, o que não permite ao cliente assistir ao conteúdo mais de uma vez.

Streaming

A principal vantagem do serviço de streaming é oferecer a opção de assistir os conteúdos no lugar e na hora desejada, sem precisar esperar um horário determinado. Além disso, é possível assisti-los mais de uma vez, em diversos dispositivos. Eles são mais baratos do que as TVs por assinatura e possuem seus próprios catálogos, com filmes e séries originais.

Por outro lado, é preciso ter internet estável para usufruir os streamings da Netflix, Disney+ e Prime Video, por exemplo, o que não é próximo da realidade de muitos brasileiros. Além disso, algumas regiões ainda sofrem restrições em mostrar os conteúdos dos streamings, sendo que em alguns deles ainda não são exibidos eventos esportivos.

Imagem: New Africa / Shutterstock