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Uber pode cobrar taxa extra por ar condicionado? Descubra

Uber responde às exigências da Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro. Confira aqui qual foi a resolução da plataforma!

A Uber respondeu às exigências da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro em relação ao uso de ar-condicionado nas viagens. Sendo assim, a empresa afirmou ser possível solicitar o uso deste equipamento em todas as corridas de todas as modalidades de viagens intermediadas pela plataforma.

Desse modo, a resolução em questão exigia a apresentação de informações claras sobre a disponibilidade e o uso de ar-condicionado nos veículos que operam através da Uber. No entanto, a Uber garantiu que condena veementemente a cobrança extra para o uso do ar-condicionado.

Contudo, a empresa não especificou se pretende retirar de circulação motoristas que não possuam este equipamento em funcionamento nos seus veículos.

Uber não prevê cobranças adicionais

Logotipo da Uber estampado em uma pilastra.
Imagem: Michael Vi/shutterstock.com

Em uma nota publicada, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) reforçou a postura da Uber. Assim, afirmando que o valor da corrida é o que o passageiro visualiza no momento da contratação do serviço, o que não prevê cobranças adicionais pelo motorista.

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A associação afirma, ainda, que as plataformas associadas têm políticas próprias em relação ao uso do ar-condicionado, que são informadas nos respectivos sites. Assim, a responsabilidade pela manutenção dos veículos e pelo bom funcionamento do equipamento recai sobre o motorista parceiro da Uber.

Todavia, a 99, outra plataforma de mobilidade, não respondeu à secretaria. Por consequência, a pasta pretende abrir um processo administrativo para a apuração do caso, que poderá levar a medidas legais. Dessa forma, incluindo multas ou até mesmo a interrupção do serviço, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Não cumprimento acarretará consequências

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforçou que a resolução prevê clareza e precisão nas informações repassadas pelas plataformas, motoristas e passageiros. Atualmente, a secretaria já recebeu mais de 400 reclamações relativas à ausência de ar-condicionado em carros por aplicativo.

Portanto, os passageiros que se sentirem lesados podem fazer a denúncia através do WhatsApp ou pelos demais canais oficiais da pasta.

Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com