Uber pode cobrar taxa extra por ar condicionado? Descubra
Uber responde às exigências da Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro. Confira aqui qual foi a resolução da plataforma!
A Uber respondeu às exigências da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro em relação ao uso de ar-condicionado nas viagens. Sendo assim, a empresa afirmou ser possível solicitar o uso deste equipamento em todas as corridas de todas as modalidades de viagens intermediadas pela plataforma.
Desse modo, a resolução em questão exigia a apresentação de informações claras sobre a disponibilidade e o uso de ar-condicionado nos veículos que operam através da Uber. No entanto, a Uber garantiu que condena veementemente a cobrança extra para o uso do ar-condicionado.
Contudo, a empresa não especificou se pretende retirar de circulação motoristas que não possuam este equipamento em funcionamento nos seus veículos.
Uber não prevê cobranças adicionais
Em uma nota publicada, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) reforçou a postura da Uber. Assim, afirmando que o valor da corrida é o que o passageiro visualiza no momento da contratação do serviço, o que não prevê cobranças adicionais pelo motorista.
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A associação afirma, ainda, que as plataformas associadas têm políticas próprias em relação ao uso do ar-condicionado, que são informadas nos respectivos sites. Assim, a responsabilidade pela manutenção dos veículos e pelo bom funcionamento do equipamento recai sobre o motorista parceiro da Uber.
Todavia, a 99, outra plataforma de mobilidade, não respondeu à secretaria. Por consequência, a pasta pretende abrir um processo administrativo para a apuração do caso, que poderá levar a medidas legais. Dessa forma, incluindo multas ou até mesmo a interrupção do serviço, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Não cumprimento acarretará consequências
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforçou que a resolução prevê clareza e precisão nas informações repassadas pelas plataformas, motoristas e passageiros. Atualmente, a secretaria já recebeu mais de 400 reclamações relativas à ausência de ar-condicionado em carros por aplicativo.
Portanto, os passageiros que se sentirem lesados podem fazer a denúncia através do WhatsApp ou pelos demais canais oficiais da pasta.
Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com