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Uber pode se recusar a levar 4 passageiros? Entenda o caso!

Descubra se a Uber pode recusar levar 4 passageiros. Conheça detalhes sobre a política da empresa e saiba o que fazer.

Recentemente, algumas denúncias têm gerado polêmica nas redes sociais. Passageiros da Uber e da 99 têm relatado constrangimentos ao solicitarem corridas para um grupo de quatro pessoas. Durante a pandemia da Covid-19, os aplicativos de transporte restringiram o número de passageiros aos assentos traseiros, limitando a corrida a, no máximo, três pessoas.

No entanto, com a melhora do cenário sanitário atual, mudanças foram implementadas. A Uber voltou a permitir o transporte de quatro passageiros, enquanto a 99 mantém o limite em três. Ainda assim, mesmo com a permissão da Uber para o transporte de quatro passageiros, há relatos de corridas canceladas pelo motorista ao chegar no local e verificar que o número de passageiros é quatro.

Repercussão dos relatos

Diversos usuários das redes sociais compartilharam suas experiências. A influenciadora digital Helena Benedini, por exemplo, postou um vídeo no TikTok onde relatava que o motorista sugeriu que os quatro passageiros se acomodassem no banco traseiro. O youtuber Jon Vlogs também gerou repercussão ao compartilhar um caso onde o motorista exigiu um valor extra para transportar quatro pessoas.

Dentro de um carro, mão segurando celular com logo Uber.
Imagem: Proxima Studio / shutterstock.com

Em nota, a Uber confirmou as restrições impostas durante a pandemia, mas reiterou que, atualmente, não existe nenhuma limitação, imposta pela plataforma, referente ao transporte de passageiros no banco da frente. A empresa explicou que as mudanças nas diretrizes governamentais relativas à pandemia também levaram à revisão de suas próprias políticas.

Motoristas não podem negociar no chat

Assim, os motoristas e os usuários foram informados sobre o fim das restrições. A Uber ressaltou que os motoristas não têm permissão para negociar o valor da viagem por meio do chat antes que seja realizada. Dessa maneira, práticas como essa violam os Termos Gerais de Uso e podem levar ao banimento das contas envolvidas.

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A empresa afirmou que mantém equipes e tecnologias dedicadas para revisar continuamente os reportes e cancelamentos a fim de identificar violações. De acordo com a assessoria da Uber, a companhia incentiva que todos os usuários denunciem qualquer prática inadequada por meio da própria plataforma, para garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado.

Imagem: Proxima Studio / Shutterstock.com